Snapdragon 8 Gen 3 é confirmado pela Qualcomm e já estreia nesta semana

Novo SoC da fabricante traz recursos para melhorar o desempenho com tarefas de IA generativa; Xiaomi 14 será primeiro smartphone com o chip

Felipe Freitas
Por
Chip Qualcomm Snapragon 8 Gen 3
Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 traz recursos para IA generativa e estreia nesta quinta-feira (Imagem: Divulgação/Qualcomm)

A Qualcomm anunciou nesta terça-feira (24) o Snapdragon 8 Gen 3, seu novo chip para smartphones e tablets premiums. O SoC foi apresentado durante o Snapdragon Summit, evento da fabricante em que os participantes também podem ter o primeiro contato com o chip. O primeiro celular a chegar com o Snapdragon 8 Gen 3 será o Xiaomi 14.

O chip manterá a configuração de oito núcleos, sendo um principal de 3,3 GHz, cinco de desempenho com 3,2 GHz e dois de eficiência de 2,3 GHz. A GPU Adreno possui suporte ao ray tracing. O destaque desse novo processador da Qualcomm está no núcleo para tarefas de inteligência artificial.

Snapdragon 8 Gen 3 e inteligência artificial

No anúncio do novo Snapdragon, a Qualcomm destacou o seu desempenho para tarefas que envolvem IA Generativa — a tecnologia por trás do ChatGPT, Bing Chat e de inteligência artificiais que conversam com o usuário.

A Qualcomm afirma que o Snapdragon 8 Gen 3 é o mais rápido para gerar imagens e tem suporte para os modelos de linguagem grande (LLM, sigla em inglês) mais populares, o que inclui o GPT-3, GPT-4 (ambas da OpenAI) e Llama 2 — esta desenvolvida pela Meta.

Snapdragon 8 Gen 3 terá otimização para o sensor de 200 MP da Samsung (Imagem: Divulgação/Samsung)
Snapdragon 8 Gen 3 terá otimização para o sensor de 200 MP da Samsung (Imagem: Divulgação/Samsung)

Na parte das câmeras, a Qualcomm informa que o chip será otimizado para o sensor de 200 MP da Samsung. Essa notícia é ótima para os países que receberão o Galaxy S24 com o chip Snapdragon 8 Gen 3. A notícia pode ser desagradável para o Brasil, já que há rumores de que a Samsung lançará o Galaxy S24 com Exynos 2400 por aqui.

Por falar em smartphone com Snapdragon, o Xiaomi 14 e 14 Pro serão os primeiros celulares a chegar com o processador. O anúncio dos aparelhos será nesta quinta-feira (26), com as vendas provavelmente se iniciando na próxima semana.

Receba mais sobre Qualcomm na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados