Galaxy S24: CEO da Qualcomm diz que chip Snapdragon terá “participação majoritária”
Novos telefones da Samsung serão lançados com diferentes chipsets conforme a região, mas o Galaxy S24 Ultra deve ser equipado exclusivamente com o Snapdragon 8 Gen 3
A Samsung retomará a estratégia de dois processadores no lançamento da linha Galaxy S24. Apesar de dividir o espaço com o chip proprietário Exynos 2400, o Snapdragon 8 Gen 3 da Qualcomm deverá estar presente na maior parte dos celulares da marca sul-coreana.
O CEO Cristiano Amon confirmou a informação na conferência sobre os resultados financeiros da Qualcomm realizada na última quarta-feira (1). De acordo com The Elec, o executivo disse que a nova plataforma da empresa terá “participação majoritária de mercado” nos próximos dispositivos topo de linha da Samsung.
O comentário do CEO da Qualcomm pode indicar uma mudança na estratégia dupla da Samsung. Analistas especulam que o Galaxy S24 Ultra deverá usar exclusivamente o processador Snapdragon 8 Gen 3 em todos os mercados.
Vale citar que o chip da empresa norte-americana tem como destaque o suporte otimizado para os sensores ISOCELL de 200 MP da fabricante sul-coreana. Um detalhe que poderia justificar a possível exclusividade da plataforma.
Com isso, a expectativa é que somente as variantes Galaxy S24 e Galaxy S24 Plus ganhem modelos com o Exynos 2400. A versão com o chipset da Samsung deverá ser lançada na Europa e na Coreia do Sul, enquanto os dispositivos de outras regiões poderão adotar o Snapdragon 8 Gen 3.
Aposta no sucesso do Galaxy S24 Ultra
Uma recente pesquisa da empresa de consultoria Hana Securities constatou que o Galaxy S23 Ultra vendeu 10,39 milhões de unidades após 8 meses no mercado. O número é mais que o dobro de vendas do Galaxy S23 Plus (4,11 milhões de unidades).
Aparentemente, a Qualcomm deve estar apostando que o Galaxy S24 Ultra poderá repetir o sucesso do antecessor. Assim, a possível exclusividade do Snapdragon 8 Gen 3 em todas as regiões justificaria a “participação majoritária de mercado” citada por Amon.
Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).