Snapdragon 7 Gen 3 é anunciado com foco em IA e GPU 50% superior

Chipset intermediário da Qualcomm ainda promete ser 20% mais eficiente que o Snapdragon 7 Gen 1. Conheça os principais detalhes

Lupa Charleaux
Por
Mão segurando celular e tela exibe o logo do Snapdragon 7 Gen 3
Novo chipset intermediário da Qualcomm traz diversos avanços técnicos (Imagem: Reprodução/Qualcomm)

A Qualcomm revelou oficialmente o novo processador intermediário Snapdragon 7 Gen 3. Em destaque, a plataforma estreia com uma nova configuração de CPU e ampla integração com Inteligência Artificial.

O chipset traz importantes avanços técnicos voltados para IA que resulta em um desempenho 60% mais rápido que o antecessor Snapdragon 7 Gen 1. Por exemplo, a NPU Hexagon deve beneficiar o uso de apps de IA generativas.

Quando com as principais especificações do Snapdragon 7 Gen 3
Principais especificações do Snapdragon 7 Gen 3 (Imagem: Reprodução/Qualcomm)

Detalhes técnicos do Snapdragon 7 Gen 3

O Snapdragon 7 Gen 3 é fabricado com a litografia de 4 nm da TSMC e usa a estrutura de CPU 1+3+4. Assim, o SoC traz um núcleo principal Kryo com frequência de 2,63 GHz, três núcleos de desempenho de 2,4 GHz e quatro núcleos de eficiência de 1,8 GHz.

Conforme a Qualcomm, as mudanças trazem um avanço de mais de 15% em desempenho e promete ser 20% mais eficiente em questão de energia. Para mais, a GPU Adreno é 50% mais rápida ao renderizar gráficos de jogos em HDR do que a plataforma antecessora.

Outra novidade do chipset é o suporte para telas com resolução de imagem de até 4K rodando a 60 Hz. Entretanto, a plataforma pode atuar com resolução Full HD+ com taxas de até 168 Hz.

Snapdragon 7 Gen 3 entrega 50% a mais de desempenho que o Snapdragon 7 Gen 1
Nova plataforma demonstra ampla evolução comparado ao antecessor (Imagem: Reprodução/Qualcomm)

Para fotografia, o Snapdragon 7 Gen 3 usa o processador Qualcomm Spectra ISP compatível com sensores fotográficos de 200 MP. Além disso, o componente realiza gravação de vídeos em 4K HDR a 60 Hz com captura de três câmeras simultaneamente.

Fechando a ficha técnica, a plataforma usa o sistema de Modem RF Snapdragon X63 5G com velocidade de download de 5 Gbps em redes mmWave e sub-6 GHz. Ademais, o chip entrega conexões sem fio Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.3.

Quando o novo chipset da Qualcomm chega ao mercado?

A estreia do Snapdragon 7 Gen 3 acontece ainda neste mês. Conforme vazamentos, o chipset alimentará o smartphone Honor 100 que será lançado no dia 23 de novembro na China.

A nova plataforma da Qualcomm ainda deve ser vista nos futuros aparelhos da chinesa Vivo. Infelizmente, não há previsão de que esses dispositivos cheguem oficialmente ao ocidente.

Com informações: Qualcomm, Engadget e WCCFTech

Receba mais sobre Inteligência Artificial na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Relacionados