iPhone 14 ganha mais um ano de conexão via satélite de graça

Usuários de telefones da Apple em regiões com suporte à conectividade via satélite poderão usar o serviço sem cobranças até 2025

Lupa Charleaux
Por
Traseira do iPhone 14 Pro, com câmera tripla (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Infelizmente, serviço de comunicação via satélite da Apple não está disponível no Brasil (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

A linha iPhone 14 estreou em 2022 como os primeiros smartphones com conexão via satélite. Inicialmente, os aparelhos da Apple teriam suporte gratuito ao serviço para contatos de emergência em áreas remotas por dois anos. Então, nesta quarta-feira (15), a marca anunciou que oferecerá a função sem custos por mais um ano para os dispositivos da série.

A conexão gratuita será estendida até 2025 em telefones da linha iPhone 14 ativados em países com suporte ao serviço de emergência até a data de hoje, 15 de novembro de 2023. Infelizmente, o Brasil não oferece suporte para pedidos de SOS via satélite.

Emergency Satelite iPhone 14
Recurso de alerta de SOS via satélite já foi usado em diversas ocorrências (Imagem: Reprodução / Apple)

Recurso da Apple já salvou vidas

“O serviço de emergência via satélite ajudou a salvar vidas em todo o mundo. Desde um homem resgatado depois que o carro caiu de um penhasco de 120 metros em Los Angeles até encontrar pessoas perdidas na cordilheira dos Apeninos, na Itália”, revela Kaiann Drance, vice-presidente de marketing mundial da Apple, em nota à imprensa.

O executivo diz que a marca frequentemente recebe histórias de clientes que conseguiram contatar equipes de resgates usando o pedido de SOS via satélite. Assim, ele está feliz em poder oferecer a função de forma gratuita para donos de iPhone 14 e iPhone 15 até 2025.

O serviço de emergência via satélite permite que a pessoa envie mensagens pré-definidas para uma central da Apple quando estiverem em áreas sem sinal de celular. Ademais, o alerta de SOS também informa a posição geográfica e o nível de bateria do telefone.

Esses dados são repassados para equipes de emergência próximas da região da ocorrência. Com isso, as autoridades podem enviar uma ambulância para o local do acidente ou iniciar as buscas por pessoas perdidas.

Emergency Satelite iPhone 14
Apple também anunciou serviço de Assistência Rodoviária via Satélite nos EUA (Imagem: Reprodução / Apple)

Mais novidades da conexão via satélite do iPhone

A Apple também revelou detalhes do serviço de Assistência Rodoviária via satélite para usuários que tiverem problemas com o carro em áreas fora de cobertura. Por exemplo, o app Buscar poderá enviar a localização para amigos e familiares.

O sensor de Detecção de Acidente enviará uma mensagem automática de SOS via satélite quando notar que a pessoa está inconsciente após uma batida. Bem como, o usuário pode detalhar o histórico médico no app Saúde e as informações serão exibidas na tela de bloqueio do telefone para facilitar a ação dos socorristas.

Usuários Android ainda terão que esperar por serviços via satélite

Atualmente, nenhum dispositivo Android possui suporte nativo para conexão via satélite. Rumores indicam que a série Samsung Galaxy S24 deve estrear com o aguardado recurso em 2024.

Na semana passada, a marca de chips Qualcomm e a empresa de comunicação via satélite Iridium anunciaram o encerramento do acordo para a criação do Snapdragon Satellite. A plataforma integrada aos chipsets ofereceria suporte para conectividade via satélite, mas não atraiu atenção das fabricantes de celulares.

Com informações: Apple e SamMobile

Receba mais sobre Apple na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Relacionados