Samsung confirma que Galaxy S24 terá ligação via satélite (mas ainda há uma questão)

Diretor da divisão de semicondutores da Samsung revelou que celulares da empresa terão suporte a serviços de satélite a partir de 2024

Felipe Freitas
Por
(Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Executivo da Samsung confirma "sem querer querendo" que sucessor do S23 terá comunicação via satélite (Ilustrativa (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A Samsung confirmou nesta quinta-feira que seus próximos smartphones terão suporte para serviços de comunicação por satélite — o que permitirá até o envio de arquivos. O anúncio veio de Park Yong-in, diretor da divisão de semicondutores da sul-coreana. Apesar da revelação, as palavras do executivo deixam uma dúvida: teremos o recurso em todos os Galaxy S24?

Antes de seguir, vale destacar que no anúncio de Park ele informou apenas que o “recurso estará presente nos próximos smartphones da Samsung a partir do próximo ano”. Ele não confirmou diretamente que a comunicação via satélite estará presente no Galaxy S24 — mas nas entrelinhas, é isso que ele entregou. Afinal, a Samsung não colocaria esse recurso no Galaxy A15 e outros intermediários.

Galaxy S24 com suporte para serviços via satélite

A Samsung confirmou que seus próximos celulares, incluindo a linha Galaxy S24, terão suporte para serviços via satélite. Agora vem mais uma dúvida: a funcionalidade estará presente em toda a linha ou apenas no Galaxy S24 Ultra, celular que é o flagship da marca?

A Qualcomm lançou o suporte para comunicação via satélite no início deste ano. A Samsung deixou essa tecnologia de lado no Galaxy S23, optando por não usar o modem da fabricante. A própria sul-coreana pode usar esse recurso com o modem Exynos 5300, anunciado em fevereiro.

Relembre a chegada do S23

Junte essas informações com os rumores de que só o Galaxy S24 Ultra usará o Snapdragon 8 Gen 3, enquanto os outros modelos usarão apenas o Exynos 2400.

No entanto, caso esse rumor se concretize, essa diferença de chips e suporte para comunicação via satélite pode gerar problemas de imagem para a Samsung.

A fabricante tirou o Exynos de campo nesse ano para botar ordem na casa e melhorar o seu chip — que há anos não tem uma boa fama. Com isso, possíveis diferenças negativas de desempenho da comunicação via satélite nos modelos S24 e S24+ poderiam levantar críticas aos seus novos SoCs, depois de um tempo trabalhando para corrigir os problemas de desempenho e aquecimento.

Galaxy S23 Ultra, Galaxy S23+ e Galaxy S23
Linha Galaxy S23 foi cotada como estreante do recurso via satélite da Qualcomm, mas Samsung não adotou tecnologia (Imagem: Divulgação/Samsung)

A resposta da dúvida citada aqui será dada no início de 2024, de acordo com rumores. O primeiro Galaxy Unpacked de 2024 deve acontecer em 18 de janeiro.

Com informações: SamMobile e GSMArena

Receba mais sobre Samsung na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados