Android 14: Google pode recorrer à Garmin para conexão via satélite

Próxima versão do sistema deve oferecer ferramenta de envio de SMS a partir de conexão por satélite. iPhone 14 oferece funcionalidade similar desde 2022.

Thássius Veloso
Por
Android 14 (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Android 14 (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O sistema de SMS de emergência via satélite está no radar das grandes empresas de telecomunicações e tecnologia. O recurso está presente no iPhone e deve desembarcar no Android 14 em breve. Agora surgem novos relatos de como o Google deve oferecer o serviço: a partir de uma parceria com a Garmin, que já possui know how neste tipo de atividade.

Um desenvolvedor esbarrou com strings da próxima versão do aplicativo Google Mensagens que mencionam a Garmin no contexto da conectividade via satélite. “Para dúvidas sobre a sua emergência, telefone para a Garmin no [número]”, diz a suposta instrução no app de mensagens.

Ainda se sabe muito pouco sobre o assunto. O Google já havia demonstrado interesse em oferecer este tipo de conectividade, que é interessante para situações onde não há Wi-Fi nem qualquer outro sinal de telefonia.

O site estrangeiro AndroidPolice pondera que o Google não incluiria referências a outra marca no software do futuro Android 14 caso não existisse nenhum contrato entre as empresas.

Print de código-fonte
Código do Google Mensagens menciona Garmin Response (Imagem: Reprodução/Neil Hahmouni)

Eu testei o SMS de emergência do iPhone em San Francisco, nos Estados Unidos, há alguns meses. Trata-se de uma ferramenta limitada. É preciso ter visada do céu e alinhar o smartphone com o satélite mais próximo. Além disso, a comunicação é demorada.

A ferramenta da Apple está disponível em alguns países do Hemisfério Norte. Já a tecnologia da Garmin é mais abrangente, com presença em mais de 150 nações em todos os continentes.

Outras empresas estão de olho no recurso. O CEO da Qualcomm, Cristiano Amon, me relatou há alguns meses que a conexão via satélite traz um claro benefício para o consumidor pois “somos dependente de redes”. Além dos smartphones, ela também pode ser bastante interessante em veículos. “É importante saber onde o usuário está caso o airbag seja disparado”, exemplificou.

Não custa lembrar que a empresa é fornecedora de modems para variados formatos de conexão, inclusive 5G.

Com informações de Android Police e Neil Rahmouni

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados