Apple detalha como iPhone 14 usa satélites para SOS de emergência

Novo iPhone 14 consegue se conectar via satélite para enviar mensagens de emergência e compartilhar localização no Find My

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 6 meses
Emergency Satelite iPhone 14
Uso de comunicação via satélite para emergências no iPhone 14 (Imagem: Reprodução / Apple)

A Apple anunciou seus novos smartphones nesta quarta-feira (7), e a linha iPhone 14 conta com uma novidade relacionada a telecomunicações. Os produtos ganharam possibilidade de se comunicar via satélite, permitindo usar o celular em emergências mesmo nos locais onde não há cobertura das operadoras convencionais.

A versatilidade da conectividade via satélite do iPhone 14 é limitada em comparação com redes terrestres tradicionais. O serviço é focado em emergências, e envia mensagens pré-definidas para uma central da própria Apple. Não dá para usar aplicativos como WhatsApp ou fazer ligações de voz, por exemplo.

Junto ao pedido de socorro, o alerta de SOS enviado pelo iPhone informa as coordenadas geográficas com a localização do usuário, nível de bateria e ficha médica. A central da Apple repassa as informações para o serviço de emergência mesmo se ele não tiver viabilidade para receber mensagens, intermediado via ligação feita por uma equipe responsável.

Emergency Satelite iPhone 14
Emergency Satelite do iPhone 14 (Imagem: Reprodução / Apple)

O funcionamento depende que o iPhone tenha visada para um satélite, e o próprio sistema orienta o usuário a posicionar o smartphone da forma correta para conseguir sinal. Segundo a Apple, o envio de um alerta SOS leva menos de 15 segundos em céu aberto, mas pode demorar alguns minutos caso o tempo esteja nublado.

A Apple detalhou que a comunicação via satélite só poderá ser utilizada em locais sem cobertura de redes celulares e Wi-Fi. Também há um empecilho geográfico: o serviço SOS de emergência pode não estar disponível em locais com latitude acima de 62º, impactando o uso no norte do Canadá e no estado do Alasca.

Além das mensagens SOS, o serviço de satélite da Apple permite que o usuário compartilhe a localização do dispositivo pelo Find My. É uma forma de informar amigos e familiares onde você está durante uma escalada nas montanhas, por exemplo.

Localização compartilhada via satélite no iPhone 14
Localização compartilhada via satélite no iPhone 14 (Imagem: Reprodução / Apple)

SOS via satélite da Apple será pago

Existem alguns pormenores do serviço de satélite da Apple. O lançamento do recurso de SOS ocorre em novembro estará disponível inicialmente apenas nos Estados Unidos e Canadá, deixando de lado o Brasil e outros países.

De qualquer forma, a função está disponível mesmo para aparelhos vendidos em outros países (com exceção de iPhones comprados na China, Hong Kong e Macau). Os proprietários desses dispositivos poderão usar o recurso de SOS em viagens para os Estados Unidos e Canadá.

Além disso, o serviço será pago. Quem comprar um iPhone ganhará dois anos do serviço gratuito, e depois terá que pagar uma taxa para manter o alerta SOS disponível. Os preços ainda não foram divulgados.

Com informações: Apple

Receba mais sobre Apple na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados