Google Keep passa a permitir formatação de texto nas notas
Aplicativo de notas do Google ganhou uma atualização muito esperada e atrasada; empresa está dando mais atenção para o eficiente e prático Keep
Aplicativo de notas do Google ganhou uma atualização muito esperada e atrasada; empresa está dando mais atenção para o eficiente e prático Keep
O Google começou a disponibilizar as ferramentas de formatação de texto no Keep, seu aplicativo de notas. Agora, os usuários do programa poderão usar itálico, negrito, sublinhado, escolher fontes e até títulos e subtítulos nos textos das suas notas. Sim, são recursos básicos e esperados em qualquer app do tipo, mas deixem os usuários do Google Keep celebrar a novidade.
Apesar de um pouco “esquecido”, o Keep é um aplicativo de notas bem prático para usa muito o ecossistema do Google. Por exemplo, no computador, você pode até passar imagens de um documento Docs para o Keep e salvá-las — o método mais fácil para pegar as fotos subidas em um documento. Ele também permite a criação de lembretes e te envia uma notificação no celular.
Essa (tão necessária) ferramenta de formatação, somada aos outros updates que o Google lançou para o Keep, mostra que a big tech está disposta a investir mais no seu app de notas. O próximo passo deve ser tornar o app nativo nos sistemas baseados em Android.
A função de formatação de texto do Google Keep permitirá que os usuários deixem seus textos mais organizados — como tem que ser o conteúdo de uma nota. Na captura de tela mostrada pelo jornalista Mishaal Rahman, vemos que o Keep terá até a função de criar títulos e subtítulos (os H1 e H2).
Um exemplo (bem pessoal) de como essas ferramentas serão úteis é no uso do Keep para anotar seus treinos na academia. A nota produzida no Keep já tem um título, mas agora você pode separar os exercícios em H2, as repetições em negritos e as cargas em itálico — exemplo.
Sim, há outras praticidades advindas dessas funções, seja para organizar uma lista de compras, tarefas a fazer ou apenas escrever um texto sem precisar abrir um editor de texto mobile.
A atualização será liberada gradualmente aos usuários. Se você usa o Keep e ainda não recebeu, aguarde mais alguns dias — ou até horas.
O Google Keep também possui umas funções legais para personalizar as notas. Ele permite que você escolha um plano de fundo ou uma cor para uma nota específica — mas formatar o texto era mais urgente.
Outra novidade que o Google lançou para o Keep nos últimos meses foi um novo widget. A empresa também está liberando a função de visualizar o histórico de edição em uma nota.
Com informações: The Verge e Android Police