Chrome pode mudar posição da barra de endereços no iPhone
Navegador do Google segue passos do Safari e testa opção que coloca barra de endereços na parte inferior da tela, mais perto do polegar
Navegador do Google segue passos do Safari e testa opção que coloca barra de endereços na parte inferior da tela, mais perto do polegar
O Chrome para iPhone pode adotar um recurso visual do Safari. Na versão de testes, o navegador do Google dá a opção de mudar a posição da barra de endereços e colocá-la na parte inferior da tela, assim como o navegador da Apple faz desde 2021.
O recurso foi visto por alguns participantes do TestFlight (programa da App Store para testes de versões beta) do Google Chrome. Aparentemente, nem todo mundo que está cadastrado no programa recebeu a opção.
Há dois caminhos para mudar a posição da barra de endereços. Um é apertar e segurar a própria barra — o app exibe um menu com a opção de levá-la para a parte inferior da tela. O outro é mudar nas configurações do Chrome.
Uma vantagem de ter a barra mais embaixo é deixá-la mais próxima do polegar, ajudando o uso com uma só mão.
Ao Verge, o Google confirmou que está testando o novo posicionamento. “Estamos constantemente fazendo experimentos na interface do Chrome, com base no feedback dos usuários”, disse o porta-voz Joshua Cruz.
Google Chrome for iOS updated with Bottom Omnibox Setting. It was just added to the Testflight version of Chrome for iOS.
— Steve Moser (@SteveMoser) August 23, 2023
Link below with more screenshots and info: pic.twitter.com/W8Lrnc7GrX
A empresa, no entanto, não revelou quando o recurso chegará a todos os usuários (se é que chegará), nem se o app para Android terá uma opção parecida.
Sobre o Android, aliás, vale dizer que o Google já fez um teste com a barra de endereços na parte inferior do app, mas removeu a opção.
A Apple colocou a barra de endereços do Safari na parte inferior da tela no iOS 15, lançado em 2021.
Inicialmente, esta seria a única opção de interface, mas nem todo mundo gostou, e a Apple deu a alternativa de voltar para o design antigo.
Curiosamente, os primeiros testes do Chrome para Android com este novo posicionamento, lá em 2016, tiveram resultados parecidos.
Usuários avançados gostaram da mudança, mas quem não era tão familiarizado com a tecnologia ficou desorientado.
Com informações: The Verge