Google Chrome quase adotou mudanças que Apple colocou no Safari do iOS 15
Projeto do Google Chrome previa nova interface ao browser para melhorar a experiência em celulares com telas grandes em 2016
Projeto do Google Chrome previa nova interface ao browser para melhorar a experiência em celulares com telas grandes em 2016
A Apple introduziu uma nova interface ao Safari para iOS 15, que leva a barra de endereços para a porção inferior da tela. Mas a fabricante do iPhone não foi a única a pensar nesta mudança para celulares: o novo visual quase foi levado ao Google Chrome também, em 2016, através do projeto Chrome Home. É o que conta Chris Lee, um ex-funcionário do Google, nesta semana.
O relato está disponível em uma página pessoal de Lee. O ex-designer do Google revelou que o conceito visava melhorar a usabilidade em celulares com telas grandes e o acesso aos recursos. “O Chrome Home foi um redesign ambicioso da UI [interface do usuário, em inglês] principal do Chrome para dispositivos móveis”, explicou.
Assim como a nova versão do Safari, o projeto de 2016 dava uma cara nova ao browser do Google. A maior diferença ficaria pela área que abriga a barra de endereço e o menu de três pontinhos, que seria movida da parte superior para a parte inferior da tela. O usuário também poderia arrastá-la para cima para ter acesso a outras funções.
Lee ainda explicou que a ideia ganhou força internamente e até chegou a liderar a sua implementação. “A execução no Chrome Home exigiu repensar não apenas a barra de ferramentas, mas quase toda a UI do Chrome: pesquisa, favoritos, guias, prompts, etc”, disse. Mas a iniciativa não foi adiante devido às reações dos usuários do software.
Durante os testes, a “comunidade de tecnologia” aderiu à ideia. Porém, para os usuários convencionais, a mudança foi considerada para este grupo como “desorientadora”. Depois, ainda de acordo com o designer, como o browser atende a bilhões de usuários com conhecimentos diversos de tecnologia, o projeto foi deixado de lado.
“O Chrome Home continua sendo uma lição para mim e para toda a equipe do Chrome sobre a intencionalidade necessária para inovar em um produto em grande escala”, concluiu. “A abordagem que adotei aqui é a que mantenho: tente ousadamente, mas esteja disposto a questionar-se”.
O iOS 15 foi apresentado pela Apple em junho, durante a WWDC 2021. Além das melhorias em notificações, novos recursos do FaceTime e outras novidades do sistema, o navegador nativo do iPhone recebeu uma interface totalmente renovada. É o caso da barra de endereços que, no sucessor do iOS 14, está na parte de baixo da tela.
A atualização ainda leva grupos de abas ao navegador, que são sincronizados com outros dispositivos da Apple. O recurso dá mais opções para organizar as guias abertas no Safari a fim de facilitar a navegação entre sites. Os proprietários do iPhone, iPad e iPod Touch também poderão instalar extensões no browser com a nova versão.
O iOS 15 está em fases de testes e disponível a quem quiser experimentar o sistema através do beta público. A atualização chegará ao iPhone 6S e modelos mais recentes, incluindo as duas gerações do iPhone SE. Proprietários do iPod Touch de 7ª geração também poderão instalar a nova versão do sistema para dispositivos móveis da Apple.
Com informações: 9to5Google
{{ excerpt | truncatewords: 55 }}
{% endif %}