Google Chrome integrará o Gemini à barra de endereços

Opção de usar o Gemini a partir da barra de endereços começa a aparecer para alguns usuários do Chrome, mas uma das etapas exige estar no beta do navegador

Felipe Freitas
Por
• Atualizado há 2 semanas
Ilustração com a marca do Google Chrome
Usuários do Chrome poderão acessar o Gemini com um atalho na barra de endereços (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Google Chrome está próximo de liberar a função de usar a inteligência artificial do Gemini pela barra de endereços. Na verdade, alguns usuários já podem ativar essa funcionalidade se estiverem com a versão beta do Chrome.

Para tanto, é necessário rodar o Chrome 125 e ativar duas flags no navegador. Digite chrome://flags na barra de endereços. Isso te levará para a tela de recursos experimentais. Nesta página, você deve pesquisar por:

  • Expansion pack for site Search starter pack
  • IPH message for the site search starter pack — disponível apenas no Chrome 125 beta

Os nomes dessas flags estarão em inglês, mesmo que o seu navegador esteja em português. No lado direito de cada descrição estará o botão para ativar as flags. Após ativá-las, você poderá usar o Gemini direto do navegador. Mas lembre-se: o IPH message só foi disponibilizado na versão beta.

Uma das flags que precisam ser ativadas para usar o Gemini a partir da barra de endereços (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Uma das flags que precisam ser ativadas para usar o Gemini a partir da barra de endereços (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Gemini na barra de endereço do Chrome

Mesmo que você não consiga usar o Gemini pela barra de endereço do Chrome, já existem capturas de tela da integração funcionando. A descrição da novidade é bem explicativa: você poderá enviar prompts para a IA generativa do Google direto da barra de endereços, sem precisar abrir o site do recurso ou alguma extensão.

Para usar o Gemini, basta abrir uma nova aba, digitar @gemini na barra de endereços, dar um espaço e seguir com o prompt desejado. Ao dar enter, você será levado para a página do Gemini, onde estará o seu comando seguido da resposta da IA.

A integração é interessante para acelerar essa etapa de enviar um prompt para o Gemini. Este que vos escreve utiliza o Opera e Edge. Fazendo um comparativo entre minha experiência e o relato do Android Police, usar a IA a partir da barra de endereço parece ser mais prático.

O Opera tem a Aria em um menu no canto esquerdo e você pode usá-la ao selecionar algum texto — seja para traduzir ou pedir o significado. O Edge possui um botão no canto superior direito para abrir o Copilot. Em todos esses dois navegadores, a função de enviar um prompt pela barra de endereços traria mais praticidade.

Com informações: Android Police e Chrome Story

Receba mais sobre Gemini (chat) na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados