Boston Dynamics vai aposentar robô hidráulico Atlas
Prestes a completar 11 anos de lançamento, Atlas vai descansar, segundo empresa. Robô humanoide ficou famoso pela agilidade impressionante.
Prestes a completar 11 anos de lançamento, Atlas vai descansar, segundo empresa. Robô humanoide ficou famoso pela agilidade impressionante.
A Boston Dynamics publicou um vídeo de despedida para o robô hidráulico Atlas. Com mais de dez anos, o modelo se destacou pelo formato bípede, semelhante ao de um humano, e por suas capacidades impressionantes (e muitas vezes assustadoras), como correr e fazer parkour.
O vídeo de despedida traz os melhores momentos da máquina, como se equilibrar após boladas, dar uma voltinha no bosque, carregar caixas, rolar em cambalhotas e até dançar. Nem sempre tudo saiu como o planejado — a compilação tem também momentos dignos de videocassetadas, com tombos e escorregões.
A Boston Dynamics não deu mais informações sobre quais serão seus próximos passos no campo dos robôs bípedes. Como o anúncio enfatiza que o Atlas é um robô com mecanismos hidráulicos, dá para supor que a empresa vai deixar esta tecnologia de lado.
A Spectrum observa que a descrição do vídeo diz “tudo que alcançamos com a plataforma Atlas até agora”. Pode ser que o modelo continue em uma nova versão.
Como explica a revista, robôs hidráulicos podem apresentar vazamentos de fluídos, e a própria Boston Dynamics tem produtos totalmente elétricos, como o quadrúpede Spot. Além disso, desde que foi comprada pela Hyundai, em 2021, a companhia tem dado atenção especial à parte comercial.
O Atlas foi desenvolvido pela Boston Dynamics com apoio do Departamento de Defesa dos Estados Unidos e apresentado ao público em julho de 2013. Ele é baseado em um modelo anterior da empresa, conhecido como Petman, e foi pensado inicialmente para tarefas de busca e resgate.
Nas especificações técnicas, o robô apresenta 1,50 m de altura, pesando 85 kg. Para funcionar, ele usa baterias e conta com câmeras RGB e sensores de profundidade para perceber o mundo ao redor. Três computadores embarcados fazem os cálculos para executar as tarefas.
A Boston Dynamics nasceu no MIT e se tornou uma empresa independente em 1992. Em 2013, ela foi comprada pela Google X, divisão de pesquisa experimental do Google. Depois, passou para o SoftBank em 2017, até chegar às mãos da Hyundai em 2021.
Com informações: IEEE Spectrum, TechCrunch