Logitech lança mouse com botão de atalho para ChatGPT

App da Logitech terá criador de prompts para ChatGPT, que pode ser acessado com um clique no mouse ou um atalho no teclado

Giovanni Santa Rosa
Por
Ilustração com o mouse M750 Wireless Signature AI Edition e uma janela do ChatGPT aberta
Mouse M750 Wireless Signature AI Edition tem botão para abrir criador de prompts (Imagem: Divulgação / Logitech)

A Logitech terá uma edição especial do seu mouse M750 Wireless, com botão dedicado para acessar rapidamente o ChatGPT. A marca também criou um atalho para a inteligência artificial em seu aplicativo Logi Options+, com opções de prompts predefinidos para gerar textos rapidamente.

Vamos começar falando da novidade do app, chamada AI Prompt Builder (construtor de prompts de IA, em tradução livre). Ela é uma janelinha com comandos rápidos para o ChatGPT, como reescrever, resumir, responder e criar e-mail.

Janela do AI Prompt Builder, da Logitech, com opções para reescrever, resumir, responder e escrever e-mail na esquerda e campos para colocar texto no centro e direita
AI Prompt Builder promete facilitar o trabalho de fazer pedidos ao ChatGPT (Imagem: Divulgação / Logitech)

É só adicionar o texto ou as informações necessárias ali e o app cria o prompt, abre o ChatGPT, cola e executa. Também é possível criar suas próprias receitas, com prompt e parâmetros desejados. A ferramenta dá opções de tamanho de texto, estilo e tom de voz, entre outras.

A Logitech diz que o AI Prompt Builder só funciona em inglês. Até é possível editar os prompts para português, mas as opções de estilo, tamanho e outras do tipo continuam sendo adicionadas ao prompt em inglês. Isso pode confundir a IA e impedir que o resultado seja o esperado.

Para quem quer usar o ChatGPT com sua conta, dá para entrar com o login e senha. Isso pode ser útil para assinantes do ChatGPT Plus, que contam com recursos adicionais.

M750 Wireless ganha edição especial com IA

O AI Prompt Builder pode ser usado com mouses ou teclados compatíveis com o aplicativo Logi Options+. Para isso, basta configurar um atalho para o recurso, como uma combinação de teclas ou um botão específico. Mesmo assim, a empresa vai um pouco além.

Nos Estados Unidos e no Reino Unido, a Logitech terá uma edição especial do mouse M750 Wireless, chamada Signature AI Edition. Ele não é muito diferente da versão padrão. O botão que fica próximo à roda agora é azul e vem configurado para abrir o AI Prompt Builder.

Tecla colorida com a marca do Copilot
Design da tecla Copilot num teclado de PC (Imagem: Reprodução/Microsoft)

Botões dedicados à IA parecem ser mesmo uma tendência da indústria. Em janeiro, a Microsoft anunciou que o botão do teclado para o Menu Iniciar do Windows agora abrirá o Copilot, chatbot da empresa com IA generativa. Apenas laptops com este botão receberão o selo AI PC.

Com informações: XDA-Developers, The Verge

Receba mais sobre ChatGPT na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados