One UI 6 vai aprender a contar melhor a memória ocupada

Próxima interface da Samsung para mobile resolverá problema que já causou dor de cabeça para a fabricante; melhoria está disponível no beta da One UI 6

Felipe Freitas
Por
Galaxy S23 Ultra: Brasil ainda aguarda por One UI 6 e Android 14
One UI 6, próxima geração da interface da Samsung, terá novo método de mostrar o armazenamento no smartphone (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

A Samsung melhorou a forma como a One UI 6, sua interface para dispositivos mobile, calcula o armazenamento utilizado. Com essa novidade, a sul-coreana espera que os usuários tenham melhor conhecimento sobre o espaço em seus dispositivos. Além, é claro, da Samsung se salvar de uma dor de cabeça conhecida — vem que eu explico.

Pouco depois do lançamento da linha Galaxy S23, usuários dos modelos da série foram às redes reclamar de quanto espaço o “sistema” dos smartphones tomavam. O armazenamento ocupado nessa área variava entre 54 GB e 58 GB. No entanto, era tudo uma variação na forma de calcular os bytes da memória.

Resumindo que foi explicado por Paulo Higa no TB Responde sobre a diferença de bits e bytes, a quantidade de armazenamento divulgada pelas empresas usa a forma decimal — 512 GB são 512 GB. Mas alguns sistemas calculam o espaço pelo padrão binário. No caso da Samsung, os 512 GB de um Galaxy S23 Ultra (exemplo) vira 476 GB.

O problema da Samsung (ou melhor, a reclamação dos clientes) é a forma que ela usa atualmente para resolver essa diferença. A sul-coreana escolher inflar os números do espaço usado pelo sistema. Assim, ao fazer a soma, o usuário verá que o armazenamento do aparelho realmente é 512 GB.

One UI 6 será mais fiel ao mostrar a quantidade usada pelo sistema

Nova forma de calcular a diferença entre GB binário e GB decimal na One UI 6 (Imagem: Max Weinbach/9to5Google)
Nova forma de calcular a diferença entre GB binário e GB decimal na One UI 6 (Imagem: Max Weinbach/9to5Google)

No beta da One UI 6, o cálculo de armazenamento estará mais fiel ao mostrar o quanto de espaço o sistema usa — o que evitará críticas de “nossa, como a One UI 6 ocupa espaço”. Para a próxima versão da sua interface, os GB de “mentirinha” serão listados como “outros arquivos” na seção de gerenciar armazenamento.

Essa nova forma de mostrar o espaço usado pelo sistema também evitará outro problema: o dos clientes acharem que o smartphone está cheio de bloatware ou que a Samsung está bloqueando uma parte do armazenamento.

A novidade também mostrará com mais clareza quanto de espaço a One UI 6 ocupa no smartphone. De acordo com o print divulgado por Max Weinbach, do 9to5Google, o sistema operacional ocupará 16,5 GB — muito bom, Samsung.

Com informações: 9to5Google e Android Police

Receba mais sobre One UI na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados