Snapdragon 8S Gen 3 é anunciado pela Qualcomm

Componente é voltado a smartphones intermediários com toque premium. Modelos poderão tirar fotos de até 200 megapixels.

Thássius Veloso
Por
Ilustração de chip de dispositivo eletrônico
Snapdragon 8S Gen 3 tem câmera sempre a postos para biometria facial (Imagem: Divulgação/Qualcomm)

(San José, EUA) Um novo processador da Qualcomm poderá ser visto em celulares da Xiaomi, Realme e Honor, entre outras marcas, a partir de agora. A fabricante anunciou o Snapdragon 8S Gen 3, cuja promessa é entregar recursos de smartphones de ponta em modelos comercializados a preços mais acessíveis. Aquele velho papo de que a tecnologia chega primeiro aos itens mais caros e depois começa a se popularizar.

A Qualcomm destaca três pilares do Snapdragon 8S Gen 3. O primeiro deles é a inteligência artificial generativa, o assunto preferido de 11 em cada 10 executivos do Vale do Silício. Ele é capaz de expandir fotografias (com elementos gerados por computador) sem depender da internet. Também roda modelos de linguagem com até 10 bilhões de parâmetros.

Na parte de câmera, o SD 8S Gen 3 suporta sensor de até 200 megapixels. A Qualcomm promete ainda que câmera de baixo consumo de energia está sempre a postos, de modo a realizar o desbloqueio facial com mais rapidez.

Os recursos de hardware preveem ainda ray tracing nativo e suporte a telas com taxa de atualização de até 144 Hz, um número considerado elevado para os dias atuais. Não custa lembrar: quanto maior, mais fluidez no uso dos elementos gráficos do sistema do telefone.

A parte de conectividade do novo SoC da Qualcomm prevê Wi-Fi 7 e rede 5G (Release 17) via modem Snapdragon X70.

Ainda não se sabe qual será o primeiro smartphone com o novo SoC. A Qualcomm limitou-se a dizer que ele deve ser anunciado ainda neste mês de março.

Receba mais sobre Qualcomm na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados