Netflix coloca app de controle para games na loja do iPhone

Netflix Game Controller tem um direcional e quatro botões, mas não há jogos disponíveis no momento; empresa tem planos para cloud gaming

Giovanni Santa Rosa
Por
Netflix
Netflix (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Além de séries e filmes, a Netflix já oferece alguns jogos em seus aplicativos para Android e iPhone. A plataforma tem planos para ir além e, ao que parece, eles estão mais perto de se tornar realidade. Nesta terça-feira (8), o serviço de streaming passou a disponibilizar na App Store um aplicativo de controle para jogos, que pode ser conectado à TV.

O nome é bem simples: Netflix Game Controller. O app cadastrou apenas uma captura de tela na App Store, que mostra uma tela de celular com um direcional na esquerda e quatro botões na direita (A, B, X e Y, sendo o A maior que os demais).

Ele é compatível com iPhone e iPad. Por enquanto, nada na Google Play Store, para aparelhos Android.

A descrição do app diz “Este controle pareia com a sua TV e permite jogar games na Netflix usando seu celular ou dispositivo móvel”.

Imagem do Netflix Game Controller na App Store
Imagem do Netflix Game Controller na App Store (Imagem: Reprodução/Netflix)

O app já pode ser instalado, mas, por enquanto, não tem utilidade. Após o download, ele pede para escolher um jogo na TV e seguir as instruções para se conectar, mas nada acontece.

A tela de abertura do Game Controller diz “Netflix Games está em beta” e alerta que nem todos os dispositivos podem ser compatíveis no momento.

O controle confirma informações de março de 2023. Na época, uma análise do código do app para iOS revelou um recurso de joypad escondido.

Netflix quer investir em cloud gaming

A Netflix não fez nenhum anúncio oficial sobre o aplicativo. O TechCrunch, primeiro site a notar o controle, entrou em contato com a empresa, mas ela se recusou a comentar o assunto.

Mesmo assim, a companhia de streaming já anunciou em 2022 alguns planos para a área de cloud gaming.

Em outubro de 2022, Mike Verdu, vice-presidente de games da Netflix, disse que a empresa estava estudando uma oferta desse tipo e que abriria um estúdio de games. O projeto vem sendo liderado por Chacko Sonny, ex-produtor executivo de Overwatch na Blizzard.

Apesar disso, Verdu considera que a Netflix não vai competir com PlayStation e com o Xbox. O cloud gaming seria apenas para “acrescentar valor” à assinatura, não para substituir um console.

A Netflix oferece o Netflix Games desde novembro de 2021, com jogos nos apps de Android e iPhone. Já são mais de 20 títulos. O recurso, porém, parece não fazer sucesso: segundo dados de agosto de 2022, menos de 1% dos assinantes acessavam os games da plataforma.

Com informações: TechCrunch

Relacionados