Nokia 9 PureView traz cinco câmeras e promessa de fotos caprichadas

Além de cinco câmeras na traseira, Nokia 9 PureView traz tela 2K de 5,99 polegadas e chip Snadpragon 845

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Nokia 9 PureView

O Nokia 9 PureView é oficial. Depois de muitos rumores, a HMD Global, empresa que responde pela produção dos smartphones Nokia atualmente, anunciou o modelo no MWC 2019. Tal como os vazamentos adiantaram, o grande destaque do celular está na traseira: são cinco câmeras por ali.

Todas elas têm 12 megapixels e abertura f/1,8. Porém, três contam com sensor monocromático enquanto que, nas outras duas, os sensores são RGB (coloridas). As lentes foram fabricadas sob encomenda pela Carl Zeiss. Nenhuma delas é grande angular ou telefoto, ao contrário do que acontece em outros smartphones com múltiplas câmeras.

Mesmo assim, a promessa é a de que, juntas, as cinco câmeras gerem fotos com qualidade muito acima da média. Para tanto, a HMD fechou uma parceria com a Light — aquela empresa que criou um smartphone com nove câmeras — para implementar um chip responsável por controlar as câmeras traseiras.

No momento do disparo, o sistema da Light faz cada câmera registrar a imagem usando ajustes distintos de balanço de branco, exposição e outros parâmetros. Logo em seguida, as imagens são mescladas para formar uma única foto com um nível elevado de detalhamento.

Esse detalhamento inclui imagens claras mesmo em ambientes com iluminação reduzida, sem que isso resulte em excesso de ruído. A HMD também fala em fotos com fundo desfocado mais realistas: mesmo não havendo uma lente específica para isso, as cinco câmeras produzem um mapa de profundidade para gerar um efeito de desfocagem convincente — via Google Fotos, é possível fazer o ajuste de foco depois de a imagem ter sido tirada.

Repare que a traseira tem sete “buracos”. Além das cinco câmeras, eles abrigam o flash LED e um sensor 3D ToF que ajuda justamente na coleta de dados de profundidade. Esse sensor também é útil para aplicações de realidade aumentada, como uma régua virtual.

Outra parceira da HMD Global na concepção do smartphone é a Adobe. Graças a ela, é possível editar imagens em formato RAW diretamente no aparelho. O Lightroom vem instalado de fábrica e receberá atualizações específicas para trabalhos com as cinco câmeras.

Estas são algumas fotos que, de acordo com a HMD Global, foram feitas com o Nokia 9 PureView:

Foto feita com o Nokia 9 PureView

Foto feita com o Nokia 9 PureView

Foto feita com o Nokia 9 PureView

Devemos esperar pelos reviews independentes para termos certeza de que o Nokia 9 PureView é tudo isso mesmo quando o assunto é fotografia, mas as expectativas são altas.

Um celular com todos esses recursos precisa de um hardware com fôlego, é claro. As especificações do Nokia 9 PureView não decepcionam: temos aqui um chip Snapdragon 845, 6 GB de RAM, 128 GB de armazenamento interno de dados, bateria de 3.320 mAh e Android 9 Pie.

Na frente, encontramos uma tela P-OLED de 5,99 polegadas e resolução de 2880×1440 pixels (2K), tecnologia PureDisplay (proporciona cores mais intensas, mais contraste e mais brilho), HDR10 e sensor de impressões digitais integrado. Ali também está uma câmera de 20 megapixels com flash LED duplo.

Nokia 9 PureView

O Nokia 9 PureView vai ser lançado em março com preço sugerido de US$ 699.

Nokia 9 PureView — ficha técnica

  • Tela: P-OLED PureDisplay de 5,99 polegadas, 2880×1440 pixels (2K), formato 18:9, HDR10, sensor de digitais e proteção Gorilla Glass 5
  • Processador: octa-core Snapdragon 845 de 2,8 GHz e GPU Adreno 630
  • RAM: 6 GB
  • Armazenamento: 128 GB (não expansíveis com cartão de memória)
  • Bateria: 3.320 mAh com recarga rápida e carregamento sem fio (Qi)
  • Câmeras traseiras: cinco sensores de 12 megapixels, abertura f/1,8 e lentes Zeiss, sendo três monocromáticos, dois RGB
  • Câmera frontal: 20 megapixels com flash LED
  • Dimensões: 155 x 75 x 8 mm
  • Peso: 172 g
  • Conectividade: 4G, Wi-Fi 802.11ac, Bluetooth 5.0, NFC, GPS, USB-C
  • Sistema operacional: Android 9 Pie
  • Outros: corpo de metal, cor “midnight blue”, certificação IP67

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados