Nvidia faz um mea culpa e “deslança” RTX 4080 de 12 GB

Confusão nos títulos dos novos produtos causou reclamações por parte de consumidores e da imprensa; Nvidia acabou optando pelo cancelamento

Ricardo Syozi
Por
GeForce RTX 4080 (imagem: divulgação/Nvidia)

Após anunciar suas novas placas de vídeo, a Nvidia entendeu a confusão que criou com as nomenclaturas e tomou uma decisão fora do padrão. Portanto, a empresa anunciou que está cancelando o lançamento da versão de 12 GB da GeForce RTX 4080. Desse modo, apenas o modelo de 16 GB da 4080 e a RTX 4090 fazem parte da nova leva de chips gráficos da companhia.

O anúncio veio da própria página da Nvidia na sexta-feira (14). Primeiramente, a marca apontou a qualidade da placa de vídeo, mas logo em seguida admitiu a bagunça que gerou com os nomes. Visto que a empresa pretendia colocar nas lojas três chips gráficos: a RTX 4080 de 12 GB, a RTX 4080 de 16 GB e a RTX 4090.

Sim, teria sido mais fácil apenas nomear como RTX 4070 e assim por diante.

No entanto, ao invés de simplesmente mexer na denominação dos itens, a companhia preferiu “deslançar” a menos poderosa da nova leva. Em outras palavras, a marca não vai mais oferecer aos consumidores a RTX 4080 de 12 GB.

Por enquanto, isso é um cancelamento, mas nada impede a empresa de tentar trazer o produto com um outro título em um futuro próximo.

Empresa ouviu fãs e especialistas

É bastante raro quando uma marca resolve desistir de um produto tão perto de seu lançamento. Muitas vezes, como o investimento já foi feito, o caminho mais comum é seguir com os planos e sofrer as consequências.

Entretanto, assim que anunciou os novos chips gráficos, a Nvidia recebeu uma avalanche de indagações por parte dos consumidores e da mídia especializada.

O principal ponto é a diferença entre ambas versões da RTX 4080, pois cada uma traz configurações bastante distintas. Por exemplo, a versão de 16 GB tem 9.728 núcleos Cuda e frequência base de 2,21 GHz. Já a de 12 GB teria 7.680 núcleos Cuda e frequência base de 2,31 GHz.

As críticas apontaram com veemência o fato de que o modelo de 12 GB deveria ter outro título. A ideia seria distanciar as placas em três níveis de qualidade, pois no fim das contas, é exatamente o que elas oferecem.

Felizmente, a Nvidia ouviu o bom senso e confirmou o “deslançamento”.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados