Como ativar ou desativar o touchpad do notebook

Opção para desativar touchpad do notebook permite que o computador só funcione via mouse externo; a definição está disponível no Windows 10, 11 e macOS

Vivi Werneck Bruno Gall De Blasi
Por e
• Atualizado há 1 ano e 2 meses
Notebook com Windows 11 (Imagem: Windows/Unsplash)
Saiba como ativar ou desativar o touchpad do notebook (Imagem: Windows/Unsplash)

Convenhamos: nem todo mundo gosta do trackpad. Em alguns casos, há quem procure por um mouse logo após a compra de um computador, seja por gosto ou pela busca por mais ergonomia. Mas você sabia que dá para desabilitar o periférico do seu computador pelas configurações do sistema operacional? A seguir, descubra como desativar touchpad do notebook com Windows 10, Windows 11 e macOS.

Como ativar ou desativar o touchpad no Windows

A Microsoft oferece opções para desativar o touchpad no Windows. Todavia, é preciso ressaltar que o procedimento para desabilitar o periférico é diferente no Windows 10 e no Windows 11. Saiba como no passo a passo a seguir:

Windows 10

Tempo necessário: 2 minutos

  1. Acesse as configurações do Windows

    Acesse o menu Iniciar e clique no ícone de engrenagem para entrar nas configurações do Windows;Acesse as configurações do Windows (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

  2. Clique na opção “Dispositivos”

  3. Acesse o menu “Touchpad”

    Na lateral, clique na opção “Touchpad”;

  4. Desative o touchpad

    Na janela que abrir, desative a chave “Touchpad” para desligar completamente o mouse do notebook. Para reativar o recurso, basta ligar a chave novamente.Desative o touchpad (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Caso não queira desativar completamente o touchpad, é possível deixá-lo inativo apenas quando um mouse USB estiver conectado ao notebook

Para isso, é necessário que você clique em ativar ou desativar na caixa de seleção “Deixar o touchpad ligado quando um mouse estiver conectado”.

Windows 11

  1. Acesse as configurações do Windows pelo menu Iniciar;
    Acesse as configurações do Windows (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
  2. Clique em “Bluetooth e dispositivos” na barra lateral;
  3. Escolha a opção “Touchpad”;
    Escolha a opção "Touchpad" (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
  4. Ative ou desative a opção “Touchpad” para ligar ou desligar o periférico.
    Ative ou desative a opção "Touchpad" para ligar ou desligar o periférico (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Ainda com problemas?

O procedimento é bem simples, mas não é imune à falhas. Pela comunidade da Microsoft, alguns usuários do sistema operacional relataram que não encontraram a opção para desativar o trackpad pelas configurações do Windows. E se esse for o seu caso, não se preocupe, porque há soluções.

A primeira é através do Gerenciador de Dispositivos. Para isto, depois de conectar um novo mouse no seu computador, basta realizar o seguinte procedimento:

  1. Aperte as teclas Windows + X, ao mesmo tempo;
  2. Acesse o “Gerenciador de Dispositivos”;
  3. Procure pelo Touchpad e clique sobre esta opção duas vezes;
  4. Clique no botão “Desativar” para desabilitar o trackpad.

Alguns computadores também têm teclas específicas para desligar o periférico embutido. Geralmente, estes atalhos são identificados pelo símbolo de mouse ou touchpad em uma tecla de função (F1, F2, F3, etc). Por isso, é importante verificar o manual do computador antes de realizar o procedimento.

Como desabilitar o trackpad no Mac 

O Mac também permite desabilitar o trackpad, mas por uma pequena gambiarra. Descubra como a seguir:

  1. Clique no menu Apple;
  2. Escolha a opção “Preferências do Sistema”;
    Escolha a opção "Preferências do Sistema (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
  3. Aperte no botão “Acessibilidade”;
    Aperte no botão "Acessibilidade" (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
  4. Acesse a página “Controle do Cursor”;
  5. Marque a opção “Ignorar trackpad integrado se houver um mouse ou trackpad sem fio conectado”.
    Marque a opção "Ignorar trackpad integrado se houver um mouse ou trackpad sem fio conectado" (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Quais são e como funcionam os gestos do trackpad no Mac

trackpad do Mac oferece diversos gestos para facilitar o uso do sistema. Assim como no iPhone e no iPad, é possível usar o comando de pinça para aumentar e diminuir o tamanho de fotos e afins. Você também pode fazer buscas ao tocar com três dedos ao mesmo tempo sobre um texto, por exemplo.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Windows na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Vivi Werneck

Vivi Werneck

Ex-editora assistente

Vivi Werneck é especialista em games e trabalha no mundo tech há 15 anos. Em 2018, recebeu o Prêmio Comunique-se como melhor jornalista de tecnologia. Já escreveu para revistas de games pioneiras no Brasil, como EDGE, PlayStation Brasil e EGW. Também é veterana em eventos de jogos, como a BGS e E3 (inclusive, presencialmente). No Tecnoblog, foi editora-assistente entre 2018 e 2023.

Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados