Spotify libera nova tela inicial para usuários no celular e tablet

Recomendações precisam de histórico mínimo de 30 dias de reprodução

André Fogaça
• Atualizado há 2 anos e 11 meses
spotify nova interface

O Spotify anunciou hoje (9) que começou a alterar a interface de usuário do aplicativo para todos que acessam o streaming de músicas em um smartphone ou em tablets. A mudança não é a primeira que aparece no serviço e desta vez ela afeta principalmente a página inicial que é exibida logo após o aplicativo ser aberto.

Uma mudança que pouco altera o uso é que dependendo do horário do dia, a página inicial do app dirá “Bom dia”, “Boa tarde” ou “Boa noite”. Além disso, o conteúdo exibido neste local também respeitará o horário e o que o usuário faz. Isso significa que se podcasts são reproduzidos pela manhã, as assinaturas estarão na tela inicial neste horário. Se uma música mais calma é sempre tocada de noite, ou uma playlist para dormir é escolhida, eles aparecerão neste horário como sugestão de conteúdo.

Tudo isso fica em um conjunto de seis ícones grandes e que aparece antes da linha “Feito para você” que já existe. Ambas respeitarão os gostos e os costumes do assinante ou do usuário que utiliza a versão paga do Spotify e a maior mudança entre ambas é que a nova ferramenta é uma espécie de barra de favoritos automática. Há uma única exigência para que ela funcione: o serviço precisa de ao menos 30 dias de histórico de reprodução para saber o que vai exibir.

O Spotify acredita que com estas mudanças, o engajamento de quem acessa a plataforma será maior, já que não será mais necessário entrar em vários menus para chegar em um tipo de som, ou podcast predileto durante o dia.

O novo visual deve chegar para o app aos poucos e não há limitação de sistema operacional – isso significa que Android e iOS receberão a mesma mudança.

Com informações: Spotify e TechCrunch.

Leia | Como colocar foto na playlist do Spotify [Celular e PC]

Relacionados

Escrito por

André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.