Novo Super Nintendo ganha ferramenta não-oficial para você instalar mais jogos

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 semanas
Foto por BRICK 101/Flickr

O Super Nintendo foi relançado há algumas semanas e, como previsto, ele é um sucesso de vendas. O console retrô mantém o design do original, ainda que em um tamanho menor; e traz 21 jogos na memória.

Se você quiser instalar mais jogos no Super NES Classic, é preciso usar uma ferramenta não-oficial: o desenvolvedor russo conhecido como “ClusterM” criou um programa para Windows com essa finalidade.

O processo é relativamente simples: você conecta o SNES Classic no computador usando um cabo microUSB, roda o programa hakchi2, e segue as instruções na tela — que incluem pressionar alguns botões no console — para fazer backup do estado original do sistema.

Depois, você poderá adicionar novas ROMs, núcleos de emuladores, e até mesmo novas capas para os títulos instalados. Ele também roda jogos do NES.

ClusterM diz que o emulador padrão do SNES Classic, desenvolvido pela Nintendo, funciona bem com 75% dos jogos para o console — confira a lista aqui. A exceção fica para os títulos que vinham com chips especiais embutidos no cartucho.

No ano passado, o ClusterM conseguiu “hackear” o NES Classic — relançamento do Nintendinho — para instalar mais jogos. Como o SNES Classic possui um chipset e placa-mãe quase idênticos, ele precisou apenas adaptar a ferramenta para o novo console. Ambos rodam Linux.

A Nintendo, é claro, não apoia a circulação de seus jogos retrô. “Se você tem ou não o cartucho original, ou se você obteve uma ROM por um período de tempo limitado, como 24 horas, é ilegal baixar e jogar uma ROM da Nintendo”, diz a empresa.

No entanto, ela escondeu uma mensagem simpática para modders no código do SNES Classic Edition: “desconecte-se do presente, e volte aos anos 90”. Ela fez algo parecido na versão japonesa do NES Classic, dizendo: “por favor, não quebre tudo!”.

SNES Mini contains hidden message from Nintendo/NERD 🙂 pic.twitter.com/ajqYL21zjh

— Лёша Кластер (@Cluster_M) September 27, 2017

O SNES Classic está previsto para ser lançado no Brasil este mês por R$ 999. Nos EUA, ele custa US$ 80.

Com informações: Ars Technica, Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados