Pense Bem

Depois de relançar o Mega Drive, a Tectoy decidiu “ressuscitar” outro dispositivo que marcou a infância de muita gente: sucesso no final dos anos 1980 e início dos anos 1990, o Pense Bem vai voltar às prateleiras com o design original e os mesmos recursos.

Embora não passe de um brinquedo eletrônico, o Pense Bem foi, para muita gente, o primeiro contato com algo que lembra um computador. Provavelmente, o dispositivo só não era mais interessante para as crianças da época do que os videogames.

A Tectoy afirma que o Pense Bem será relançado como forma de comemoração aos 30 anos de existência que a empresa completará em setembro. O Pense Bem é quase tão antigo quanto a própria Tectoy: o brinquedo foi lançado no Brasil em 1988.

O Pense Bem é a uma adaptação do Smart Start, da VTech
O Pense Bem é a uma adaptação do Smart Start, da VTech

O que o Pense Bem tinha de tão especial? O dispositivo vinha com um pequeno letreiro digital e um conjunto de 32 teclas. A diversão estava em brincar com os joguinhos existentes na memória, como o de tocar uma música apertando a sequência correta de botões ou o “siga o mestre”, que consistia em repetir a sequência de números mostrada na tela (a quantidade de números aumentava a cada rodada).

Mas os livros temáticos eram os mais divertidos, certamente. Houve dezenas deles, com assuntos como inglês, esportes, personagens da Disney, Senninha, Família Dinossauros, Sonic & Knuckles, entre vários outros. Cada livro vinha com um código que tinha que ser informado no Pense Bem. Depois, bastava responder às perguntas e fazer as tarefas do livro no dispositivo. O Pense Bem informava se você tinha acertado ou errado.

De acordo com a Tectoy, o Pense Bem relançado virá com dez jogos na memória e um livro com 150 perguntas sobre vários assuntos — trata-se do livro 1 original, mas adaptado para o novo acordo ortográfico.

Não há previsão de lançamento de outros livros, infelizmente. Mas a companhia afirma que o novo Pense Bem será compatível com todos os livros lançados na época de auge.

Pense Bem

Vale a pena? Depende. O Pense Bem é indicado para crianças com idade a partir dos seis anos, mas, com a tecnologia que temos hoje, eu não sei se o dispositivo será realmente interessante para elas. Muito provavelmente, os principais compradores serão os nostálgicos de plantão.

Só que essa não é uma nostalgia necessariamente barata: o Pense Bem terá preço oficial de R$ 299. Durante a fase de pré-venda, será possível comprá-lo por R$ 269 no site da Tectoy, com mais 5% de desconto para quem optar por pagamento com boleto bancário.

O Pense Bem será produzido na fábrica da Tectoy em Manaus. As primeiras entregas estão previstas para setembro.

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.