O portal Terra encerrou suas atividades na maioria dos países em que atua, mas vai continuar funcionando no Brasil. A operação brasileira foi comprada pela Telefônica Brasil por R$ 250 milhões.
A aquisição foi feita pela Telefônica Data, uma subsidiária da Telefônica Brasil que explora serviços de valor adicionado, como soluções empresariais de manutenção de equipamentos, elaboração de projetos e assistência técnica de redes. A compra não depende da aprovação por órgãos regulatórios, nem muda a estrutura acionária da Telefônica, de acordo com o Valor.
Por que o Terra Brasil está sendo comprado? Segundo a Telefônica, a aquisição pode alavancar o negócio de publicidade das empresas, e os serviços digitais agregam valor imediato à carteira de clientes. O portal tem contratos publicitários e oferece vários serviços, como hospedagem de sites, backup, antivírus, curso de inglês e música por streaming.
Na Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, México e Peru, o Terra descontinuou seus serviços de notícias, e-mail e bate-papo no dia 30 de junho. Soluções corporativas passaram a ser oferecidas por operadoras do grupo Telefônica.
Notícias de que o Terra estaria encerrando suas operações em todo o mundo foram publicadas de forma equivocada por alguns veículos na semana passada. Procurada pelo Tecnoblog, a assessoria de imprensa do Terra Brasil não confirmava a informação, que dizia se tratar de rumor.