TP-Link Deco M5 é um sistema de roteadores Wi-Fi mesh para cobrir sua casa inteira

Deco M5 é o primeiro roteador Wi-Fi mesh para usuários domésticos a ser lançado no Brasil

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas

Roteadores mesh ainda estão engatinhando no mercado de usuários domésticos — eles agem como roteadores e repetidores, aumentando a área de cobertura do Wi-Fi e eliminando os buracos no sinal. O TP-Link Deco M5 é o primeiro a ser lançado oficialmente ao Brasil.

Em vez de prometer velocidades altíssimas, o Deco foca em cobertura. A TP-Link afirma que um único roteador pode cobrir uma área de 140 m2. Como ele será vendido dentro de um pacote com três unidades, será possível abastecer uma casa de até cerca de 420 m2, a mesma cobertura do Google Wifi. E se o local for muito grande (e o dinheiro estiver sobrando), é possível interligar até dez (!) roteadores.

A principal vantagem dos roteadores mesh é que você tem uma cobertura bem maior em uma única rede, transitando entre os pontos de acesso de maneira transparente. Não é necessário configurar um repetidor manualmente e se conectar a uma rede Wi-Fi diferente — essa transição entre as redes causa interrupções em um streaming de vídeo ou chamada VoIP, por exemplo.

Cada Deco tem processador quad-core, chipset da Qualcomm, duas conexões Gigabit Ethernet, uma porta USB-C e quatro antenas internas, que permitem velocidades de até 400 Mb/s na frequência de 2,4 GHz e 867 Mb/s em 5 GHz. Além disso, ele tem conexão Bluetooth 4.2 e pode ser controlado por meio de aplicativo.

No aplicativo do Deco M5, disponível para Android e iOS, você pode ativar controles parentais (bloqueio de redes sociais, aplicativos de mensagens ou conteúdo adulto), configurar o firewall e filtro de conteúdo da Trend Micro, ter acesso a estatísticas de uso (horas conectadas por dispositivo, recorde de velocidade, etc.) e ajustar o QoS, priorizando streaming, jogos, navegação ou outras aplicações.

Diz a TP-Link que, nos Estados Unidos, onde os roteadores mesh começaram a se popularizar em 2016, a nova categoria representou mais de 11% das vendas no ano passado. Lá, o mercado já possui outros competidores conhecidos, como o Google Wifi e o Eero.

O problema, claro, é que eles são bem caros. Nos Estados Unidos, o TP-Link Deco M5 custa US$ 299. Ele já começou a ser vendido no varejo brasileiro por R$ 1.599 no conjunto com três roteadores.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados