Uber começa a alugar patinetes elétricos no Brasil para concorrer com Yellow e Grin
Uber oferece patinetes elétricos em Santos (SP) através do mesmo aplicativo para viagens de carro e delivery do Uber Eats
Uber oferece patinetes elétricos em Santos (SP) através do mesmo aplicativo para viagens de carro e delivery do Uber Eats
Finalmente: a Uber entrou no mercado de patinetes elétricos no Brasil: os veículos podem ser alugados em Santos (SP) a partir desta terça-feira (3), pagando R$ 1,50 pelo desbloqueio mais R$ 0,75 por minuto. O processo é feito através do aplicativo padrão da Uber, que permite solicitar viagens de carro e delivery através do Uber Eats.
Se você estiver em Santos, aparecerá um novo botão Viajar dentro do app da Uber. Toque nele, depois em Patinete, e então escaneie o QR Code usando o celular para desbloqueá-lo. Se quiser, você pode fazer uma reserva por até 15 minutos, para que ninguém pegue o veículo antes de você. A área de operação vai da Ponta da Praia até o Emissário.
Em 2018, a Uber comprou a startup Jump de patinetes e bicicletas elétricas. Então, ela começou a oferecer serviços de micromobilidade em mais cidades dos EUA e em mais países, incluindo Canadá (Montreal) e México (Cidade do México). No Brasil, os patinetes não adotam a marca da Jump: em vez disso, eles exibem o logotipo da Uber em um fundo vermelho.
Em Santos, a Uber vai concorrer com a Grow, responsável pelos patinetes da Grin e da Yellow; e com a empresa local Cinza Urban. Confira os preços de cada uma:
Quanto à segurança, a Uber preparou um material educativo que estará disponível no site, no aplicativo e em panfletos. Basicamente, a empresa pede que os usuários respeitem as regras de trânsito, estacionem com responsabilidade e sempre usem um capacete. Inclusive, ela até fez parceria com a Centauro para oferecer desconto de 40% em capacetes adquiridos através do site centauro.com.br/uber.
Área de atuação dos patinetes da Uber em Santos:
“Estamos muito empolgados em trazer os patinetes elétricos da Uber para o Brasil começando por Santos, uma cidade sempre aberta à inovação e que tem uma boa infraestrutura cicloviária”, diz Ruddy Wang, diretor de Novas Modalidades da Uber no Brasil, em comunicado.
A Uber deve expandir os patinetes elétricos para mais cidades. Ela já informou à prefeitura de São Paulo que tem planos de oferecer aluguel desse veículo; e participou de reuniões para regulamentar patinetes na capital paulista.
A empresa também prometeu trazer bicicletas elétricas da Jump ao Brasil em 2019, começando pela cidade de São Paulo, mas parece que não vai cumprir o prazo. Enquanto isso não acontece, a Uber libera a integração com transporte público, mostrando rotas de ônibus, trem e metrô para alguns usuários da cidade.
Isso faz parte de transformar o app da Uber em um “sistema operacional para sua vida”. Ele já integra uma versão web do Uber Eats para fazer pedidos de delivery.