Youtuber constrói computador com três telas que vira uma maletinha

Com placa-mãe da Framework Laptop, o computador traz um monitor 4K com taxa de atualização de 120 Hz e duas telas de iPad na vertical

Bruno Gall De Blasi
Por
Computador com três telas criado por youtuber vira maletinha (Imagem: Reprodução/DIY Perks)
Computador com três telas criado por youtuber vira maletinha (Imagem: Reprodução/DIY Perks)

Boa parte dos notebooks da atualidade são versáteis ao ponto de virar um tablet. Mas há quem explore outros caminhos ao incluir telas extras fora oferecer uma experiência imersiva e expandir a produtividade. É o caso de Matt, do canal DIY Perks, que construiu um computador com três telas que é bem fácil de ser carregado por aí.

Todo o projeto aproveitou a placa-mãe da Framework Laptop. Caso não esteja a par, trata-se de uma fabricante de notebooks modulares para que o hardware seja facilmente atualizado. De sobra, a empresa ajuda a reduzir a emissão de lixo eletrônico e oferece um prato cheio aos modders.

E foi justamente este benefício que chamou a atenção do canal do YouTube. Em um vídeo publicado nesta terça-feira (31), Matt buscou alternativas para criar um notebook com três telas.

Primeiro, ele pegou um laptop já montado e tentou colocar telas extras lado a lado. Esta ideia, no entanto, foi deixada de lado pois deixou a tampa do computador muito pesada e causou outro problema: ergonomia..

Depois, o apresentador pegou duas telas de iPad na vertical e imaginou como seria colocá-las na lateral de um notebook de 15 polegadas. A ideia também não foi lá muito boa.

Computador com utiliza uma tela 4K e dois painéis do iPad (Imagem: Reprodução/DIY Perks)
Computador com utiliza uma tela 4K e dois painéis do iPad (Imagem: Reprodução/DIY Perks)

Com os resultados em mãos, a solução encontrada foi construir uma máquina do zero. Para isso, Matt pegou uma placa-mãe da Framework Laptop e conectou o primeiro display com resolução 4K e taxa de atualização de 120 Hz.

Depois, os painéis de 9,7 polegadas do iPad foram conectados à placa-mãe com um auxílio de um módulo da Adafruit. Mas, como a peça requer uma conexão direta à tomada, foi necessário montar um cabo USB-C adaptado para que os monitores tornem-se operacionais sem depender de uma fonte de energia externa.

Computador com três telas é ergonômico e portátil

Com tudo funcionando, o youtuber pulou para a próxima etapa do projeto: construir a carcaça do computador com o auxílio de uma impressora 3D e montá-lo.

E devo antecipar: ficou uma graça!

O resultado foi uma maletinha simpática, oferecendo uma alternativa para lá de portátil. Além disso, o dispositivo possui dois suportes para mantê-lo de pé em uma altura agradável ao pescoço e à coluna, a fim de oferecer um uso confortável no dia a dia.

Canal DIY Perks mostra computador que vira maleta (Imagem: Reprodução/DIY Perks)
Canal DIY Perks mostra computador que vira maleta (Imagem: Reprodução/DIY Perks)

Todavia, mesmo com uma bateria interna e três monitores embutidos, é preciso utilizar um mouse e um teclado externo para controlá-lo. O que não é lá um problema, convenhamos.

A boa notícia é que o projeto está disponível para qualquer pessoa conferir e adaptar, incluindo os arquivos para fazer a impressão 3D, que podem ser baixados no site do DIY Perks.

Também há um tópico no fórum do canal para discutir sobre o desenvolvimento do projeto.

Ou seja, se você tem conhecimentos técnicos e está cansado dos computadores da atualidade, existe uma luz no fim do túnel.

O computador de três telas também oferece ergonomia (Imagem: Reprodução/DIY Perk)
O computador de três telas também oferece ergonomia (Imagem: Reprodução/DIY Perk)

Com informação: DIY Perks (YouTube) e The Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados