A build definitiva de Xiao em Genshin Impact

Não sabe como buildar seu Xiao? Ele não está causando dano? Fique calmo, o personagem é forte, mas você precisa pensar bem nos artefatos, arma e composição de time

Bruno Ignacio
Por
• Atualizado há 1 ano
Imagem promocional de Xiao, personagem de Genshin Impact
Xiao, o conquistador de demônios de Genshin Impact (Imagem: Divulgação/ miHoYo)

Xiao é um dos personagens cinco estrelas mais icônicos de Genshin Impact — e particularmente o meu favorito. Ele é um ótimo causador de dano em área, mas não é fácil atingir seu potencial máximo. Quais artefatos e armas usar? Quais atributos focar? E quanto a composição de time? Relaxa, vamos ver várias opções aqui, tanto para quem gasta no jogo quanto para quem é free-to-play.

Xiao é um Yaksha (caçador de demônios) e um Adeptus da região de Liyue considerado extremamente poderoso na história do jogo. No entanto, quando peguei ele ainda em seu primeiro banner, me decepcionei um pouco com seu potencial de dano. Há primeira vista, pode parecer que ele não vale o investimento em Gemas Essenciais.

Mas, em algumas semanas buildando, percebi que ele é sim muito forte! No entanto, há vários poréns aqui. Para que minhas explicações e dicas de build façam sentido, preciso recapitular um pouco a gameplay desse personagem.

Como jogar de Xiao

Xiao é extremamente dependente de sua explosão elemental (vulgo skill ultimate) para causar muito dano em uma enorme área. Enquanto está sob o efeito de “Dança Nuo da Conquista do Mal”, o personagem ganha um bônus de dano em seus ataques imersivos, carregados e normais. Além disso, todo o dano causado dessa maneira será convertido para o elemento anemo e ele poderá pular muito mais alto do que qualquer outro personagem.

Sua habilidade elemental é um avanço que causa dano a todos os inimigos em seu caminho e possui inicialmente duas cargas, podendo se tornar três com sua primeira constelação. Cada vez que você usa a skill, a próxima receberá um bônus de 15% de dano por sete segundos, acumulando até três vezes.

Na prática, o jeito mais efetivo de usar o Xiao gira em torno de seu ataque imersivo enquanto sob o efeito de sua explosão elemental. Basicamente, basta ficar pulando pelo campo e descendo com sua lança ao chão, causando um enorme dano anemo em uma área consideravelmente grande.

Quando não possuir energia para sua ultimate (de 70 de custo), você pode usar sua skill elemental para gerar partículas e trocar para outros personagens que funcionem como suportes, buffers e “baterias” para ele.

Ataque imersivo do Xiao durante sua ultimate
Ataque imersivo do Xiao durante sua ultimate (Imagem: Reprodução/ Genshin Impact)

Quais são os melhores artefatos para o Xiao?

Com essa página virada, vamos aos artefatos. Xiao é um dos personagens de Genshin Impact que não possui um set próprio de equipamentos. Na realidade, não há muito para onde correr. Essencialmente, ele só precisa de duas coisas: ataque e bônus de dano elemental anemo. Portanto, a combinação mais óbvia e popular é juntar dois conjuntos com seus efeitos pela metade.

O primeiro é o set do Último Juramento do Gladiador, que está presente desde a primeira região do game e é dropado por bosses, concedendo 18% de aumento de ataque com duas peças. Liberado na região de Inazuma, o conjunto Reminiscência Nostálgica também dá o mesmo bônus ao equipar dois artefatos, funcionando como uma alternativa.

O segundo set é o Sombra Verde, que pode ser adquirido no Domínio Vale das Lembranças, na região de Mondstadt. Duas peças desses artefatos garantem 15% de bônus de dano anemo.

Assim, a build mais recomenda para o Xiao é unir duas peças do Último Juramento do Gladiador ou Reminiscência Nostálgica com outras duas Sombra Verde. Você terá um espaço para um quinto artefato “coringa”, que pode ser qualquer um que possua os melhores status secundários.

Combinação ideal de artefatos para o Xiao
Combinação ideal de artefatos para o Xiao (Imagem: Reprodução/ Genshin Impact)

Mesmo com a explicação acima, Xiao é um dos únicos personagens de Genshin Impact que funciona com uma build “sem pé e nem cabeça”. Pelos seus escalonamentos altíssimos, ele funciona até mesmo com uma combinação qualquer de artefatos que possuam ataque, taxa e dano crítico altos. Mesmo assim, ao menos duas peças Sombra Verde fazem uma grande diferença, já que não há muitas fontes de bônus de dano elemental no jogo.

Em quais atributos focar?

Falando em status, vamos ver também o que focar nos atributos primários e secundários de cada artefato do seu Xiao. Não há nada de muito diferente aqui, assim como qualquer personagem considerado “main DPS”, ou seja, aquele da sua equipe responsável por causar a maior parte do dano, sua build é totalmente focada em ataque, dano elemental, taxa crítica e dano crítico.

  • Pena: Esse artefato já concede um número fixo de ataque como status primário, ou ataque flat, então você deverá buscar atributos secundários de aumento de ataque em porcentagem, taxa crítica e dano crítico.
  • Flor: Com vida flat como atributo primário fixo, esse artefato segue a mesma lógica da pena: ataque, taxa e dano crítico.
  • Taça: Talvez o mais difícil de encontrar. Aqui o Xiao pede bônus de dano anemo como atributo primário e os substatus deverão ser os mesmos de sempre. Vale lembrar que o drop de taças que concedem dano elemental é um dos mais raros do jogo, por isso é recomendado que você deixe esse espaço para o coringa da sua build, podendo assim usar uma peça de qualquer set.
  • Areia: Bônus de ataque em porcentagem será a pedida da vez. Nem preciso falar dos substatus novamente, né? Mesma coisa de sempre: taxa e dano crítico.
  • Tiara: Para esse artefato, você poderá escolher entre os status primários de taxa ou dano crítico, balanceando assim sua build dependendo dos seus artefatos e armas disponíveis. De qualquer maneira, os substatus idealmente deverão trazer também aumento de ataque em porcentagem e taxa ou dano crítico.

Observação: com exceção das Penas e Flores, as outras categorias de artefato não contém atributos secundários iguais ao primário. Ou seja, uma tiara de dano crítico nunca terá esse status como secundário, mas poderá ter taxa crítica, ataque flat, ataque em porcentagem e etc…

O farm de artefatos em Genshin Impact é realmente massante e frustrante. Os status dos itens dropados nos Domínios e bosses são totalmente aleatórios, então você dependerá muito da sorte para conseguir buildar um Xiao forte.

Destaco ainda que status poderosos nos artefatos são imprescindíveis para que o Xiao atinja um grande potencial de dano. Diferente de outros personagens que podem contribuir com reações elementais, o Adeptus de Liyue é a grande exceção do jogo: mesmo sendo do elemento anemo, ele não causa dano de reação (mas pode espalhar elementos, assim como qualquer outro personagem de vento).

Habilidades do Xiao não causam dano de reação elemental
Habilidades do Xiao não causam dano de reação elemental (Imagem: Reprodução/ Genshin Impact)

Para compensar esse defeito, ele possui escalonamentos altíssimos em suas skills. Portanto, quanto maior seu ataque e dano crítico, mais discrepante será seu potencial de dano. Pela minha própria experiência com o Xiao, uma taxa crítica alta (acima de 70%) é o ideal, mesmo que você sacrifique um pouco de ataque ou dano crítico para conseguir isso.

A razão para isso é simples: você deverá demorar entre dois e três segundos para completar um pulo e ataque imersivo. Se esse dano não critar, você perdeu um quinto da duração da sua explosão elemental, e é somente durante o uso dela que o Xiao se torna um DPS excepcional.

As melhores opções de armas

Junto a artefatos bons, Xiao precisa de uma arma à altura. Ou seja, armas com ataque base alto e que trazem dano crítico ou taxa crítica são essenciais para que esse personagem brilhe. A Lança de Jade é obviamente a melhor opção, sua arma própria (e combina perfeitamente com seu visual!).

No entanto, essa lança é de raridade cinco estrelas, mas não é limitada. Com sorte, você conseguirá ela no banner comum. Porém, se esse não for o caso, ranqueei outras opções para você poder escolher e avaliar entre as armas que possui.

Ranking de melhores armas para o Xiao em Genshin Impact (Imagem: Reprodução/ TierMaker)
Ranking de melhores armas para o Xiao em Genshin Impact (Imagem: Reprodução/ TierMaker)

A melhor opção gratuita é a Lança do Penhasco Obscuro, disponível para comprar nas Barganhas da Paimon por 24 Brilhos Estelares. Ela trás o mais alto ataque base entre as armas quatro estrelas e seu atributo secundário é dano crítico. Se você compra o Passe de Batalha, poderá ter a Lança do Duelo, que é provavelmente a segunda melhor opção “barata” para o Xiao.

Qual o time ideal?

Bom, antes de mais nada, preciso dizer que Xiao é considerado um “DPS egoísta”, ou seja, tudo gira em torno dele. No time de quatro personagens, os outros três devem ser buffers e suportes para proteger e aumentar ao máximo o dano do Yaksha.

Na prática, Xiao é um DPS de dano elemental bruto e não interage muito bem com outros personagens do time. Muito pelo contrário, ele exige muito tempo em campo. Se você trocar de personagem enquanto sua explosão elemental está ativa (que dura quinze segundos), o buff será perdido e Xiao terá que acumular novamente energia para ser útil.

Dito isso, não há tantas possibilidades de composições realmente boas. Xiao é um personagem complexo, caro e não muito recomendado para quem tem poucos personagens na conta. Como eu jogo desde o lançamento (e gasto dinheiro com alguma frequência com Genshin Impact), consegui montar a melhor composição possível para ele:

Time ideal para o Xiao conta com Zhongli, Albedo e Bennet
Time ideal para o Xiao conta com Zhongli, Albedo e Bennet: escudo, buffs e cura (Imagem: Reprodução/ Genshin Impact)

Zhongli, Albedo e Bennet são um trio absolutamente perfeito para acompanhar o Xiao. Durante o uso de sua skill ultimate, o Adeptus consome vida a cada segundo, e ele já é frágil por natureza. Então o escudo poderoso do Zhongli é uma ótima pedida. Além disso, ele também reduz em 20% as resistências dos inimigos próximos e a ressonância Geo com o Albedo aumenta em 15% a força do shield e o dano causado.

Falando no Albedo, ele é um causador de dano que fica fora do campo, um dos melhores do jogo, por sinal. Além disso, sua skill dura trinta segundos, a maior duração em Genshin Impact, casando perfeitamente com a necessidade do Xiao de permanecer em campo por muito tempo.

Já o Bennet é o melhor buffer de ataque no game. Com os escalonamentos altíssimos do Xiao, a explosão elemental desse personagem suporte aumentará drasticamente o potencial de dano, enquanto sua cura compensará a perda de vida durante a ultimate do Xiao.

Por fim, o Yaksha tem uma dificuldade com geração de energia. O custo de sua ultimate é alto e se ele não tiver ela pronta para uso assim que seu tempo de recarga terminar, você está perdendo um grande potencial de dano. Portanto, é recomendável usar uma Lança de Favonius no Zhongli ou uma Espada de Favonius no Bennet, que geram partículas de energia com acertos críticos.

Claro, essa composição é a ideal, mas não é muito acessível. Tanto o Zhongli quanto o Albedo são personagens cinco estrelas limitados, então se você não tiver eles, poderá usar outro personagem que gera escudo, como a Diona. No lugar do Albedo, uma Fischl cumpre muito bem o papel de sub DPS fora do campo.

Caso você perceba dificuldades em manter a ultimate do Xiao cheia o tempo inteiro, a Sucrose equipada com o Livro do Sacrifício é uma escolha muito popular, servindo apenas para ser a “bateria” do Adeptus.

O verdadeiro potencial do Xiao

Sendo meu personagem favorito em Genshin Impact, meu Xiao já possui sua primeira constelação e a Lança de Jade. Também consegui todos os personagens para formar sua composição ideal. Então, até onde chega o potencial de dano dele?

Status finais do Xiao focam em ataque, dano elemental e taxa e dano crítico
Status finais do Xiao focam em ataque, dano elemental e taxa e dano crítico (Imagem: Reprodução/ Genshin Impact)

Com os status vistos na imagem acima, meu Xiao, acompanhado de seus suportes e buffers (mas sem o uso de comida ou poções), consegue causar mais de 80 mil de dano anemo em seu ataque imersivo durante a ultimate. Destaco que esse dano possui uma área enorme, o que me faz usar ele em todos os conteúdos mais difíceis do jogo, como o Abismo.

Xiao é caro, muito difícil de buildar e complicado de encaixar em uma composição coesa, mas se você conseguir fazer tudo isso, ele será facilmente um personagem DPS que te carregará por todo tipo de conteúdo desafiador em Genshin Impact. Por fim, mas não menos importante, ele é absolutamente lindo, não é?

Xiao no Porto de Liyue
Xiao no Porto de Liyue (Imagem: Reprodução/ Genshin Impact)
Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Genshin Impact na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Ignacio

Bruno Ignacio

Ex-autor

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Cobre tecnologia desde 2018 e se especializou na cobertura de criptomoedas e blockchain, após fazer um curso no MIT sobre o assunto. Passou pelo jornal japonês The Asahi Shimbun, onde cobriu política, economia e grandes eventos na América Latina. No Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. Já escreveu para o Portal do Bitcoin e nas horas vagas está maratonando Star Wars ou jogando Genshin Impact.

Relacionados