A cronologia Tomb Raider; saiba a ordem dos jogos

Lara Croft participou de muitas aventuras, mas se quer começar a curtir os títulos, é bom saber a ordem dos jogos de Tomb Raider

Ricardo Syozi
Por
• Atualizado há 1 ano e 2 meses
O reboot de Tomb Raider começou em 2013 (Imagem: Divulgação)

Com tantos jogos em sua franquia lançados até 2021, pode parecer complicado entender qual a melhor ordem para jogar cada título dessa série. Por isso, criamos uma lista redonda para novos e velhos fãs se aprofundarem nas águas desta aventura. Confira a melhor ordem dos jogos em Tomb Raider.

Entendendo a cronologia

Por mais de duas décadas, Tomb Raider teve novas empreitadas em cada geração desde o seu lançamento. Para quem está começando agora na franquia, entender a ordem dos jogos pode não parecer fácil, mas não é tão complicado assim.

O foco é prestar atenção nas premissas de cada jogo e na personagem Lara Croft. Seu desenvolvimento ajuda a definir uma melhor ordem para a jogatina, se aventurando em cada obra e aprendendo a partir daí. Há três cronologias diferentes que você verá logo abaixo, cada uma englobando uma história que pouco ou nada tem de relação com as outras.

Spin-offs como Tomb Raider: Quest for Cinnabar e Lara Croft: Relic Run não vão entrar na lista. Confira!

Cronologia original

1. Tomb Raider

Tomb Raider 1
O primeiro jogo da franquia Tomb Raider chegou em 1996 (Imagem: Divulgação)

O primeiro jogo lançado na extensa série coloca Lara Croft em uma busca por um artefato chamado Scion of Atlantis. A heroína passa por locais como Peru, Grécia e Egito em sua jornada. A jogabilidade tem elementos de quebra-cabeças, exploração, ação e muitas acrobacias. Tomb Raider foi um marco para os gamers e para a indústria.

  • Data de lançamento: 25 de outubro de 1996
  • Plataformas: PlayStation 1, Sega Saturn, PC

2. Tomb Raider II

Tomb Raider 2
Tomb Raider II (Imagem: Divulgação)

Cerca de um ano após os acontecimentos do primeiro jogo, Lara Croft segue para a China. Lá, sua intenção é de encontrar a Dagger of Xian, uma adaga que dizem ter o poder de transformar uma pessoa em um dragão. A partir daí, uma série de eventos a leva a lugares como Itália e Tibete. Houveram poucas mudanças na jogabilidade e performance em comparação a Tomb Raider 1.

  • Data de lançamento: 21 de novembro de 1997
  • Plataformas: PlayStation 1, Sega Saturn, PC

3. Tomb Raider III: Adventures of Lara Croft

Tomb Raider 3
Tomb Raider III: Adventures of Lara Croft (Imagem: Divulgação)

Com a maioria dos elementos dos jogos anteriores intactos, Tomb Raider III leva a protagonista em uma busca para recuperar quatro meteoritos espalhados ao redor do mundo. Lara enfrenta inimigos variados, desde dinossauros a humanos insanos. Toda a história envolve misticismo enquanto passa por Índia, Estados Unidos, Austrália e até mesmo a Antártida.

  • Data de lançamento: 20 de novembro de 1998
  • Plataformas: PlayStation 1, PC

4. Tomb Raider: The Last Revelation

Tomb Raider: The Last Revelation
Tomb Raider: The Last Revelation (Imagem: Divulgação)

Incluindo uma parte sobre a adolescência de Lara Croft, Tomb Raider: The Last Revelation coloca a protagonista no Egito. No país, ela acaba libertando sem querer o deus da confusão Seth. Se vendo obrigada a prendê-lo de volta, a heroína precisa enfrentar muitos desafios enquanto resolve quebra-cabeças e passa por locais como a Cidade dos Mortos.

  • Data de lançamento: 19 de novembro de 1999
  • Plataformas: Dreamcast, PlayStation 1, PC

5. Tomb Raider Chronicles

Tomb Raider Chronicles (Imagem: Divulgação)

Após os acontecimentos de Tomb Raider: The Last Revelation, Lara Croft é considerada morta. Durante um funeral na mansão Croft, três amigos da protagonista se juntam para lembrar histórias e feitos da heroína. Tomb Raider Chronicles segue a partir daí, com flashbacks da personagem em aventuras do passado.

  • Data de lançamento: 17 de novembro de 2000
  • Plataformas: Dreamcast PlayStation 1, PC

6. Tomb Raider: The Angel of Darkness

Lara Croft retorna depois de acharem que estava morta no jogo anterior. A personagem é acusada de ter matado seu antigo mentor, Von Croy. Precisando fugir das autoridades na Europa enquanto busca descobrir a verdade, ela passa a enfrentar uma sociedade secreta e outros inimigos poderosos.

  • Data de lançamento: 20 de janeiro de 2003
  • Plataformas: PlayStation 2, PC

7. Tomb Raider

Tomb Raider de Game Boy Color
Tomb Raider no Game Boy Color (Imagem: Divulgação)

Depois de ser contatada por um antigo amigo, Lara Croft segue para o Peru. Lá, ela pretende encontrar um artefato chamado Nightmare Stone que dizem conter o espírito vingador de Quaxet, um cruel rei Inca. Este jogo de Game Boy Color da série Tomb Raider traz uma jogabilidade 2D com muitos momentos de plataforma.

  • Data de lançamento: 08 de junho de 2000
  • Plataforma: Game Boy Color

8. Tomb Raider: Curse of the Sword

Com o mesmo estilo de jogabilidade do jogo anterior no Game Boy Color, Tomb Raider: Curse of the Sword traz uma narrativa mais sombria. No jogo, Lara Croft testemunha um roubo em um museu. Os ladrões roubam uma misteriosa espada, porém na bagunça do momento, o artefato acaba cortando a protagonista. A partir daí, uma maldição cai sobre Lara que persegue os ladrões para tentar se salvar.

  • Data de lançamento: 25 de junho de 2001
  • Plataforma: Game Boy Color

9. Tomb Raider: The Prophecy

Tomb Raider the Prophecy
Tela de abertura em Tomb Raider: The Prophecy (Imagem: YouTube / Media Pool)

Esta empreitada traz uma mudança de jogabilidade em comparação às duas versões para Game Boy Color. Em Tomb Raider: The Prophecy, toda a ação é ocorre em uma visão isométrica, porém com elementos similares aos jogos de PlayStation 1. A história coloca a heroína querendo juntar três pedras que dizem que podem trazer o fim do mundo.

  • Data de lançamento: 12 de novembro de 2002
  • Plataforma: Game Boy Advance

A cronologia Legend

1. Tomb Raider: Legend

Funcionando como o primeiro reboot da série, Tomb Raider Legend foi desenvolvido pelo estúdio Crystal Dynamics e não pelo Core Design que estava com a franquia desde o começo. A história conta uma das origens da personagem, com momentos de sua infância e adolescência. Porém, o grande foco é uma aventura de Lara atrás da espada Excalibur.

  • Data de lançamento: 07 de abril de 2006
  • Plataformas: Game Boy Advance, GameCube, Nintendo DS, PlayStation 2, PlayStation 3, PlayStation Portable, Xbox, Xbox 360, PC

2. Tomb Raider: Anniversary

Basicamente, Tomb Raider Anniversary é um remake do primeiro jogo da franquia lançado em 1996. Nesta cronologia, ele seria considerado o segundo na linha do tempo. A premissa é a mesma: Lara Croft segue em uma jornada para encontrar o artefato Scion of Atlantis. Além disso, muito da jogabilidade estabelecida em Legend retorna nesta empreitada.

  • Data de lançamento: 01 de junho de 2007
  • Plataformas: PC, PlayStation 2, PlayStation 3, PlayStation Portable, Nintendo Wii, Xbox 360

3. Tomb Raider: Underworld

Finalizando a chamada “Trilogia Legend” na ordem de jogos Tomb Raider, esta aventura coloca o jogador ao lado da protagonista em uma jornada atrás do martelo de Thor em um submundo nórdico. Muitas descobertas são feitas, mitos e segredos envolvendo o mundo da personagem e seus inimigos.

  • Data de lançamento: 18 de novembro de 2008
  • Plataformas: N-Gage, PC, Nintendo DS, PlayStation 2, PlayStation 3, Nintendo Wii, Xbox 360

4. Lara Croft and the Guardian of Light

Trazendo uma jogabilidade com visão isométrica e muita ação, Lara Croft and the Guardian of Light foi feito com suas mecânicas planejadas antes de sua história. A premissa traz a personagem enfrentando um demônio com a ajuda de Totec, o guardião da luz. De qualquer forma, o seu foco em combate é o grande destaque desta aventura.

  • Data de lançamento: 18 de agosto de 2010
  • Plataformas: Android, iOS, Blackberry PlayBook, PC, PlayStation 3, Xbox 360, Google Stadia

5. Lara Croft and the Temple of Osiris

https://www.youtube.com/watch?v=3ZRoSWFEVgU

Usufruindo da mesma jogabilidade de Guardian of Light, esta aventura no universo de Tomb Raider coloca Lara Croft juntando forças com um rival chamado Cartel Bell e dois deuses chamados Isis e Horus. Eles têm a intenção de derrotar o deus Set de escravizar toda a humanidade. Até 2021, este é o último na ordem de jogos Tomb Raider com visão isométrica.

  • Data de lançamento: 09 de dezembro de 2014
  • Plataformas: PC, Xbox One, PlayStation 4, Google Stadia

A cronologia da sobrevivente

1. Tomb Raider

Uma nova cronologia se deu início quando a Square Enix comprou a Eidos em 2009. Dessa forma, a Crystal Dynamics desenvolveu um novo reboot da série Tomb Raider. O jogo homônimo conta uma nova origem de Lara Croft, de uma garota assustada a uma sobrevivente implacável.

A premissa coloca a protagonista em sua primeira expedição, porém seu barco é destruído, separando Lara de sua equipe. A partir daí, ela precisa encontrar seus amigos enquanto tenta sobreviver contra o ambiente e contra cruéis inimigos.

  • Data de lançamento: 05 de março de 2013
  • Plataformas: PC, PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360, Xbox One, Google Stadia

2. Rise of the Tomb Raider

Um tempo depois dos acontecimentos do jogo de 2013, Lara Croft segue para a Sibéria atrás da lendária cidade de Kitezh. Em Rise of Tomb Raider, a protagonista já demonstra um maior desenvolvimento, aprendendo e se adaptando com maior facilidade ao ambiente. A obra também agrega mais ao mistério envolvendo a organização chamada Trinity. Este é o segundo na ordem de jogos de Tomb Raider da trilogia que começou em 2013.

  • Data de lançamento: 10 de novembro de 2015
  • Plataformas: Xbox 360, Xbox One, PlayStation 4, PC, Google Stadia

3. Shadow of the Tomb Raider

Seguindo o que ocorreu na obra anterior, Shadow of the Tomb Raider conclui a chamada “Trilogia da sobrevivente”. O objetivo da heroína é interromper o apocalipse que ela mesma desencadeou no México ao mesmo tempo em que tenta impedir as investidas da organização Trinity. Os mesmos elementos de jogabilidade dos dois jogos anteriores estão presentes, com ainda mais cenas de ação e momentos empolgantes.

  • Data de lançamento: 14 de setembro de 2018
  • Plataformas: PlayStation 4, Xbox One, PC, Google Stadia

Agora que você conhece a ordem dos jogos de Tomb Raider, qual das três cronologias vai jogar primeiro? Se já jogou, qual o seu jogo favorito?

Com informações: GameGavel.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Tomb Raider na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados