A cronologia Yakuza; saiba a ordem para jogar

De Kiwami e Like a Dragon a Lost Judgment; conheça a cronologia dos jogos da série Yakuza e descubra a melhor ordem para jogar

Ricardo Syozi
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Yakuza Kiwami 2 (Imagem: Divulgação/Ryu Ga Gotoku Studio/SEGA)
Yakuza Kiwami 2 (Imagem: Divulgação/Ryu Ga Gotoku Studio/SEGA)

Com o início em 2005 no PlayStation 2, Ryū ga Gotoku, o nome original da franquia Yakuza no Japão, vem juntando fãs por todo o mundo. Passando por transformações de estilo e jogabilidade, a série de jogos da Sega criou até mesmo spin offs que fazem parte de um mundo unificado. Se quer começar a se aventurar pelas ruas do distrito de Kamurocho, conheça a ordem para jogar a cronologia Yakuza.

Entenda a série Yakuza

A franquia Yakuza nasceu com o primeiro jogo lançado para o PlayStation 2 em 2005. De lá pra cá, 10 jogos foram localizados para o Ocidente. A maioria segue o personagem Kazuma Kiryu, porém no spin-off Judgment isso muda para o personagem Takayuki Yagami. Em Like a Dragon também há uma mudança de personagem principal, Ichiban Kasuga é o herói da aventura.

Todos os jogos na cronologia Yakuza são ligados principalmente pela temática e pelo local onde os jogos se passam: o distrito de Kamurocho. Boa parte da jogabilidade envolve muitas missões secundárias, minigames espalhados pela cidade e um sistema de combate bastante único. O gênero beat’ em up é bem representado, mas em Like a Dragon ele muda para um sistema em turnos.

Pensando em tudo isso, se quiser conhecer toda a franquia, a melhor sugestão é jogar todos os dez títulos lançados até 2021. Abaixo você vai conferir a ordem ideal para curtir os jogos.

1. Yakuza 0

O primeiro jogo na cronologia Yakuza. Com sua história ocorrendo no fim de 1988 e início de 1989, Yakuza 0 oferece uma narrativa densa onde os protagonistas Kazuma Kiryu e Majima Goro se entrelaçam em momentos distintos. Kiryu quer recuperar a sua honra e a de sua família enquanto que Goro quer voltar para um clã da Yakuza e está disposto a passar por inúmeros testes para alcançar seu objetivo.

  • Data de lançamento: 12 de março de 2015
  • Plataformas: PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox One, Windows, Amazon Luna

2. Yakuza Kiwami

Yakuza Kiwami é o remake do primeiro jogo da série lançado para o PlayStation 2 em 2005. Sua premissa coloca Kazuma Kiryu aceitando levar a culpa por um assassinato, o que o faz passar 10 anos na prisão. Quando se torna livre, ele retorna para um mundo muito diferente e com novos perigos em seu caminho. Na cronologia Yakuza, o jogo se passa em 1995.

  • Data de lançamento: 21 de janeiro de 2016
  • Plataformas: PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox One, Windows

3. Yakuza Kiwami 2

Remake do segundo título da série lançado em 2006 para o PlayStation 2, Yakuza Kiwami 2 traz o retorno do protagonista Kazuma Kiryu. Um ano após os acontecimentos do jogo anterior, o personagem é chamado de volta por causa do assassinato de um líder. Ele precisa impedir uma guerra entre clãs enquanto busca por um sucessor nesta obra da cronologia Yakuza.

  • Data de lançamento: 07 de dezembro de 2017
  • Plataformas: PlayStation 4, Xbox One, Windows

4. Yakuza 3

Após os eventos do jogo anterior, Kiryu e sua filha adotiva passam a viver em Okinawa cuidando de um orfanato. Porém, passam a receber ameaças de um outro clã da região que exige que eles saiam do local. A partir daí, um relacionamento entre o protagonista e o clã Ryudo surge, o que passa a trazer mais desafios para o herói. Na cronologia Yakuza, Yakuza 3 se passa em 2009.

  • Data de lançamento: 26 de fevereiro de 2009
  • Plataformas: PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox One, Windows

5. Yakuza 4

Se passando em 2010, Yakuza 4 traz quatro personagens jogáveis que devem investigar um assassinato que ocorreu dentro do território do clã Tojo. Como sempre há reviravoltas políticas, luta por poder e dinheiro, além de muita ação neste título da cronologia Yakuza. Você joga com Kiryu, Tanimura, Akiyama e Saejima por quatro capítulos para cada personagem.

  • Data de lançamento: 18 de março de 2010
  • Plataformas: PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox One, Windows

6. Yakuza 5

Após abandonar a sua vida como um Yakuza e também a vida sossegada em Okinawa, Kazuma Kiryu se tornou um motorista de táxi para ajudar uma pessoa a realizar um sonho. Infelizmente para o protagonista, a possibilidade de uma guerra entre todos os clãs da Yakuza surgiu, obrigando o lendário líder a retomar a sua vida de riscos. Este jogo se passa em 2012, preparando o terreno para o fim da história de Kiryu.

  • Data de lançamento: 05 de dezembro de 2012
  • Plataformas: PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox One, Windows

7. Yakuza 6: The Song of Life

O último capítulo de Kazuma Kiryu ocorre em 2016 na cronologia Yakuza. O protagonista recebe a triste notícia de que sua filha se envolveu em um acidente e encontra-se em coma. A partir daí ele passa a investigar, pois conhece que no mundo dos clãs, acidentes são raros de acontecer. O jogo traz muito das mecânicas consagradas na franquia, mas também traz momentos únicos em seus capítulos.

  • Data de lançamento: 08 de dezembro de 2016
  • Plataformas: Xbox One, PlayStation 4, Windows

8. Judgment

Este spin-off se passa cerca de dois anos após os acontecimentos de Yakuza 6. O local das aventuras é o mesmo, mas os personagens envolvidos são diferentes. O jogador assume o papel de Takayuki Yagami, um ex-advogado forçado a trabalhar como detetive particular. Ele acaba se envolvendo em uma investigação sobre vários crimes que estão ocorrendo na região envolvendo os agentes da Yakuza.

  • Data de lançamento: 13 de dezembro de 2018
  • Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series, Google Stadia

9. Yakuza: Like a Dragon

O primeiro título da série principal na cronologia Yakuza a usar o combate em turnos como principal mecânica. Em Like a Dragon o protagonista se chama Kasuga Ichiban. Ele passa 18 anos na prisão para ajudar o seu clã, mas quando retorna se sente traído e vê uma Kamurocho muito diferente do que conhecia. A partir daí, o herói se junta a outros personagens em sua jornada para descobrir a verdade.

  • Data de lançamento: 16 de janeiro de 2020
  • Plataformas: Xbox One, Xbox Series, PlayStation 4, PlayStation 5, PC

10. Lost Judgment

Após a conclusão de Judgment, Yagami volta para sua vida como investigador particular quando um policial condenado revela o local do assassinato de uma vítima. É claro que o protagonista decide se envolver na investigação, descobrindo segredos da sociedade e de poderosas pessoas em sua trajetória. A aventura se passa em dezembro de 2021.

  • Data de lançamento: 21 de setembro de 2021
  • Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series

Com a presença de ótimos protagonistas e reviravoltas intensas, essa franquia oferece muitas horas de jogatina. Qual o seu jogo favorito da cronologia Yakuza?

Com informações: Sega.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Yakuza na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Canal Exclusivo

Relacionados