A cronologia da franquia Metal Gear; saiba a ordem para jogar

Com 11 jogos em sua lista, há muito o que descobrir na história da série; conheça a cronologia para jogar a franquia Metal Gear

Ricardo Syozi
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Metal Gear Solid V: The Phantom Pain se passa em 1984 (Imagem: Divulgação / Konami)

Espionagem, conspirações, robôs gigantes. A série de jogos da Konami já passou pelos mais diversos consoles de videogame, juntando pelo caminho uma enorme legião de fãs. Quase sempre com o dedo de Hideo Kojima, o grande foco em narrativa traz uma sensação cinematográfica para o jogador. Conheça toda a cronologia da franquia Metal Gear e saiba a melhor ordem para jogar.

1. Metal Gear Solid 3: Snake Eater

Passando 31 anos antes do primeiro jogo da série, Metal Gear Solid 3: Snake Eater traz uma narrativa tensa que mistura elementos de traição e conspiração envolvendo personagens importantes para a cronologia. O jogador assume o papel de Naked Snake, um agente que precisa resgatar um cientista russo, sabotar uma super arma e derrubar sua antiga líder que mudou de lado na guerra.

Algo importante na franquia é saber o ano em que cada jogo se passa, pois isso reflete em atos e escolhas dos personagens.

  • Data de lançamento: 17 de novembro de 2004
  • Ano em que a história ocorre: 1964
  • Plataformas: PlayStation 2, PlayStation 3, PlayStation Vita, Nintendo 3DS, Xbox 360

2. Metal Gear Solid: Portable Ops

Metal Gear Solid Portable Ops
Metal Gear Solid: Portable Ops é um jogo para o PSP (Imagem: YouTube / Levan)

Ocorrendo seis anos após Snake Eater, Metal Gear Solid: Portable Ops apresenta um pouco do que viria a ser a fundação da FOXHOUND. O jogo conta a missão de Big Boss e sua investigação relacionada ao fato de que sua antiga unidade, a FOX, tenha se transformado em um grupo renegado. Diferente dos títulos Metal Gear Acid 1 e 2, a narrativa de Portable Ops é canônica na cronologia Metal Gear.

  • Data de lançamento: 05 de dezembro de 2006
  • Ano em que a história ocorre: 1970
  • Plataformas: PSP

3. Metal Gear Solid: Peace Walker

O local da vez é a Costa Rica. No país, um grupo fortemente armado tomou conta e passou a ameaçar a liberdade e a ordem. Além disso, eles trazem consigo uma arma nuclear chamada Peace Walker que desejam usar para demonstrar seu poder ao mundo. Cabe a Big Boss derrubá-los ao lado de seus companheiros. Metal Gear Solid: Peace Walker trouxe a jogabilidade consagrada da série, oferecendo esquemas diferentes de controle para o jogador.

  • Data de lançamento: 29 de abril de 2010
  • Ano em que a história ocorre: 1974
  • Plataformas: PSP, PS3, Xbox 360

4. Metal Gear Solid V: Ground Zeroes

Servindo como um prólogo de The Phantom Pain, Metal Gear Solid V: Ground Zeroes se passa cerca de um ano após Peace Walker. A premissa coloca Big Boss investigando Paz Ortega, uma inimiga do jogo anterior que muitos acreditavam estar morta. A jogabilidade deste título oferece opções mais abertas ao jogador, algo que estava planejado desde Snake Eater.

  • Data de lançamento: 18 de março de 2014
  • Ano em que a história ocorre: 1975
  • Plataformas: PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One, Windows

5. Metal Gear Solid V: The Phantom Pain

O primeiro jogo da cronologia Metal Gear a utilizar-se completamente de um sistema de mundo aberto, Metal Gear Solid V: The Phantom Pain se passa 9 anos após os incidentes de Ground Zeroes. O protagonista, Venom Snake, segue para o Afeganistão ao lado de seu pequeno exército para enfrentar um grupo clandestino conhecido como XOF. Para os fãs da série, muitos rostos familiares são vistos durante as dezenas de horas de jogatina.

  • Data de lançamento: 1 de setembro de 2015
  • Ano em que a história ocorre: 1984
  • Plataformas: PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One, Windows

6. Metal Gear

Metal Gear para MSX
O primeiro jogo da franquia foi lançado para o MSX (Imagem: VGDB)

Lançado primeiramente para o sistema de computadores MSX2, o início de toda a saga Metal Gear foi recebido com clamor pela crítica da época. A trama traz um grupo de forças especiais chamado Solid Snake que planeja um ataque de um homem só para derrubar uma ameaçadora arma. Com muitos elementos de stealth e uma narrativa imersiva, o título foi sucesso de público e a porta de entrada para muitos na cronologia Metal Gear.

  • Data de lançamento: 13 de julho de 1987
  • Ano em que a história ocorre: 1995
  • Plataformas: MSX2, NES, Wii Virtual Console, Celulares, PS2, PS3, PSVita, Xbox 360

7. Metal Gear 2: Solid Snake

Metal Gear 2: Solid Snake para MSX
Metal Gear 2: Solid Snake continua a história do primeiro jogo (Imagem: VGDB)

Solid Snake precisa se infiltrar em uma base na ilha Zanzibar para resgatar um cientista e ainda destruir uma nova e mais terrível versão do Metal Gear. O jogo trouxe muitos dos mesmos elementos de seu antecessor, porém em versões mais atualizadas. Até hoje é considerado como um dos melhores jogos da era por diversos sites e publicações.

  • Data de lançamento: 20 de julho de 1990
  • Ano em que a história ocorre: 1999
  • Plataformas: MSX2, Wii Virtual Console, Celulares, PS2, PS3, PSVita, Xbox 360

8. Metal Gear Solid

Metal Gear Solid para PS1
A série ficou bem famosa a partir de Metal Gear Solid para PlayStation (Imagem: YouTube / SourceSpy91)

Em uma ilha remota próxima do Alasca chamada Shadow Moses, Solid Snake recebe uma ordem para sair de sua aposentadoria e realizar um último trabalho. Seu objetivo é derrotar Liquid Snake, o comandante de um grupo de forças especiais que se rebelou contra os Estados Unidos. Metal Gear Solid foi um grande sucesso no primeiro PlayStation. Há um remake lançado para o Nintendo GameCube chamado Twin Snakes que traz a mesma história e posição na cronologia Metal Gear.

  • Data de lançamento: 3 de setembro de 1998
  • Ano em que a história ocorre: 2005
  • Plataformas: PS1, PSP, PS3, PlayStation Classic

9. Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty

Metal Gear Solid 2 no PS2
Metal Gear Solid 2 foi mais um sucesso no PS2 (Imagem: YouTube / SourceSpy91)

Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty se passa em dois momentos. O primeiro ocorre dois anos após os acontecimentos em Shadow Moses, no qual Solid Snake e Otacon recebem informações sobre um novo tipo de Metal Gear. O segundo momento ocorre em 2009, quando um grupo terrorista toma o controle de uma empresa chamada Big Shell. Raiden, um novo agente da FOXHOUND, segue ao local para derrubar a ameaça.

  • Data de lançamento: 12 de novembro de 2001
  • Ano em que a história ocorre: Entre 2007 e 2009
  • Plataformas: PS2, PS3, Xbox 360, PSVita

10. Metal Gear Solid 4: Guns Of The Patriots

Metal Gear Solid 4 no PS3
Metal Gear Solid 4 é um jogo exclusivo do PS3 (Imagem: YouTube / SourceSpy91)

Em meio ao caos de uma interminável guerra, Solid Snake (também conhecido como Old Snake) recebe um pedido pessoal de Roy Campbell para assassinar Liquid Ocelot. O vilão é uma fusão entre a consciência de Liquid Snake e o corpo de Revolver Ocelot. É ele quem comanda a empresa Outer Heaven, uma empresa privada militar que fornece armamento para a guerra. Este é um dos mais icônicos títulos na cronologia Metal Gear.

  • Data de lançamento: 12 de junho de 2008
  • Ano em que a história ocorre: 2014
  • Plataformas: PS3, PSN

11. Metal Gear Rising: Revengeance

Mudando drasticamente o estilo de jogabilidade conhecido na franquia, Metal Gear Rising: Revengeance é um hack n’ slash com muito desafio. Sua narrativa é canônica, coloca Raiden, agora com partes do corpo robóticas, em uma busca por vingança contra o grupo que quase o matou.

  • Data de lançamento: 19 de fevereiro de 2013
  • Ano em que a história ocorre: 2018
  • Plataformas: PS3, Xbox 360, Windows

O jogo multiplayer online Metal Gear Survive não faz parte do universo canônico e da cronologia da franquia Metal Gear, sendo assim não está presente nesta lista assim como Snake’s Revenge de NES. Qual o seu título favorito entre os citados no artigo?

Com informações: Metal Gear Fandom.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Metal Gear na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados