A cronologia de Kingdom Hearts; saiba a ordem para jogar

Se está pensando em começar a jornada na série Kingdom Hearts, conheça a cronologia e a ordem perfeita para começar a jogar

Ricardo Syozi
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Cronologia Kingdom Hearts
São 10 jogos para entender a série sem contar spin-offs (Imagem: Divulgação/Square Enix)

A cronologia de Kingdom Hearts pode parecer bastante confusa para quem está começando a jogar essa série de jogos da Square Enix. As histórias passam por diferentes consoles, porém são conectadas em sua narrativa. Se vai dar início nesta longa aventura, aprenda a ordem certa para jogar cada um dos títulos.

A cronologia de Kingdom Hearts

A história de Kingdom Hearts é bastante confusa, ainda mais para novatos na série. A mistura entre Square Enix e Disney oferece mundos lindos, uma jogabilidade divertida e músicas maravilhosas. Porém, também consegue se enrolar bastante em explicar ao jogador o que realmente está acontecendo. Sendo assim, a ordem colocada neste artigo ajuda a melhorar a compreensão da narrativa e de seus personagens. Confira.

1. Kingdom Hearts

O primeiro Kingdom Hearts
O jogo que começou toda a jornada de Kingdom Hearts chegou em 2002 (Imagem: Divulgação)

O primeiro jogo lançado da série chegou para o PlayStation 2 em 2002. Esta aventura com ação e RPG trouxe uma mistura entre Final Fantasy e Disney, colocando o jogador na pele do protagonista Sora. A jornada leva o garoto de 14 anos em sua busca para restaurar o seu mundo destruído por criaturas sinistras chamadas Heartless.

Há uma versão remasterizada do jogo para o PlayStation 3 na coletânea chamada Kingdom Hearts HD 1.5 ReMix.

2. Kingdom Hearts: Chain of Memories

Kingdom Hearts: Chain of Memories
Kingdom Hearts: Chain of Memories tem cartas como forma de combate (Imagem: Divulgação)

A sequência direta do primeiro jogo da franquia foi lançada exclusivamente para o Game Boy Advance em 2004. Kingdom Hearts: Chain of Memories coloca o trio Sora, Donald e Pateta em uma aventura no Castle Oblivion enfrentando a organização XIII.

A jogabilidade trouxe mudanças como o uso de cartas no combate, além de gráficos 2D em substituição do 3D por causa das limitações do GBA. Um remake totalmente em 3D foi lançado para o PS2 em 2007 com o subtítulo Re: Chain of Memories.

3. Kingdom Hearts 358/2 Days

A série chegou ao terceiro console em sua trajetória em 2007. Lançado para o Nintendo DS, Kingdom Hearts 358/2 Days tem uma jogabilidade parecida com o primeiro título. Não há cartas para serem usadas no combate, mas sim muita ação com golpes e magias.

Toda a história segue a vida de Roxas, personagem que aparece pela primeira vez em Chain of Memories. A jornada coloca o jogador entre os acontecimentos de Kingdom Hearts 1 e 2 na cronologia.

4. Kingdom Hearts II

Kingdom Hearts II
Kingdom Hearts II foi lançado para o PlayStation 2 em 2005 (Imagem: Divulgação)

Até hoje considerado pelos fãs como o melhor da série, Kingdom Hearts II melhorou muitos aspectos do primeiro título. A câmera ficou mais fácil de controlar e houve a adição de novos movimentos e opções na hora do combate como a Drive Form e os Reaction Commands.

Já no quesito história, ela tem início logo após os acontecimentos de Kingdom Hearts e Chain of Memories. Dando continuidade no combate de Sora e seus amigos contra a força chamada Darkness. Há uma versão remasterizada do jogo na coletânea Kingdom Hearts HD 2.5 Remix.

5. Kingdom Hearts: Birth by Sleep

Lançado para o PSP em 2009, este jogo se passa 10 anos antes de Sora começar a sua jornada. Mas por quê não está em primeiro lugar da lista? A verdade é que os três protagonistas de Kingdom Hearts: Birth by Sleep são conectados com a história e com personagens de títulos citados acima nessa lista, por isso a necessidade de jogá-lo nesta ordem.

Sua narrativa se divide em três partes que podem ser jogadas na ordem que o jogador preferir. Já sua jogabilidade traz os mesmos elementos conhecidos nos jogos 3D da franquia. É possível jogar uma versão remasterizada na coletânea Kingdom Hearts HD 2.5 Remix.

6. Kingdom Hearts Re: coded

Um remake de Kingdom Hearts Coded de dispositivos móveis foi lançado em 2010 para o Nintendo DS. A história se passa após Kingdom Hearts II e traz de volta personagens icônicos como Donald, Pateta, King Mickey e Jiminy Cricket. O ponto mais importante é que durante as missões, muitas pontas soltas da narrativa são amarradas.

Um sistema de puzzles chamado Bug Blox foi introduzido na jogabilidade desta aventura para permitir que o jogador alcance áreas diferentes. Se o foco for apenas conhecer a cronologia de Kingdom Hearts, é possível conferi-la na coletânea Kingdom Hearts HD 2.5 Remix.

7. Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance

Esta jornada focada nos exames chamados Mark of Mastery Exams para Keyblade Master de Sora e Riku foi lançada em 2012. O console da vez foi o Nintendo 3DS que trouxe belos gráficos e a possibilidade de jogar tudo em três dimensões.

Muito da jogabilidade já estabelecida da série se mantém em Dream Drop Distance, mas é o foco entre ambos os protagonistas que dá aquele destaque. Uma versão remasterizada foi lançada na coletânea Kingdom Hearts HD 2.8 Final Chapter Prologue.

8. Kingdom Hearts χ / Back Cover

KH X back cover
Kingdom Hearts x Back Cover na versão HD 2.8 Final Chapter Prologue (Imagem: Divulgação)

Curiosamente, o correto é ler o “X” do título como “ki” da palavra “chi” da cultura asiática. De qualquer forma, este jogo foi primeiramente lançado para navegadores de internet de forma gratuita em 2013 apenas no Japão. Ele conta a história dos Keyblade Wielders durante os eventos da Keyblade War na cronologia Kingdom Hearts.

Para acompanhar a narrativa deste jogo foi lançado um filme chamado Kingdom Hearts χ Back Cover que apresenta vários personagens muito importantes na série. A única forma de assistir toda essa narrativa sem ser em japonês é na coletânea Kingdom Hearts HD 2.8 Final Chapter Prologue.

9. Kingdom Hearts 0.2: Birth by Sleep – A Fragmentary Passage

Trazendo uma jogabilidade muito similar a Kingdom Hearts II, este título funciona ao mesmo tempo como um epílogo para Birth by Sleep e um prólogo para Kingdom Hearts III. A protagonista da vez é Aqua que segue uma jornada através do Realm of Darkness.

Mesmo sendo relativamente curto, vale a jogatina para compreender e se preparar para o mais recente título da série. Está disponível na coletânea Kingdom Hearts HD 2.8 Final Chapter Prologue.

10. Kingdom Hearts III

Após uma espera de 10 anos, Kingdom Hearts III foi lançado para PS4, Xbox One e Windows a partir de 2019. A história se passa logo após Dream Drop Distance, trazendo o protagonista Sora mais maduro em uma nova jornada. Ele segue em busca dos sete guardiões da luz para impedir os objetivos do vilão Xehanort de criar uma nova Keyblade War.

A ação é ainda maior nesta obra, com elementos de hack n’ slash e um desafio crescente nas batalhas. Há uma expansão chamada Kingdom Hearts III Re Mind que coloca Sora querendo resgatar Kairi em uma aventura através do tempo. O DLC foi lançado em 2020 e até o próximo lançamento encerra a cronologia Kingdom Hearts.

Deu para notar que alguns spin-offs acabaram não entrando na lista, por mais divertidos que possam ser. O foco na narrativa principal já é o suficiente para confundir qualquer jogador, então a melhor opção é seguir os principais jogos da cronologia de Kingdom Hearts. Se a sua lista for diferente, conta pra gente nos comentários.

Com informações: Kingdom Hearts Wiki.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Kingdom Hearts na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados