Como formatar o Xbox 360

Aprenda como formatar o Xbox 360 e coloque o console novamente no padrão de fábrica para resolver possíveis instabilidades

André Leonardo
Por

O Xbox 360 foi um dos consoles mais importantes da Microsoft e o primeiro da empresa a brigar pela liderança no mercado de games. O aparelho lançado em 2005 ainda pode acessar a rede da Microsoft, e quem tem uma grande rotatividade de jogos instalados pode sofrer com algumas situações de instabilidade. Veja como formatar o Xbox 360 para resolver possíveis problemas.

console-xbox-360
Xbox 360 e Kinect (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Formatar o Xbox 360 é uma das funções básicas que você deve aprender porque pode ajudar a resolver erros e caso você pense em vender o aparelho é a melhor forma de apagar todas as suas informações e conteúdos colocados no console.

Sempre vale lembrar que antes de realizar qualquer procedimento que envolva o apagamento de dados é recomendável fazer um backup. Por isso, separe um HD externo ou pendrive para salvar informações como saves, seu perfil e jogos.

Você também pode fazer o backup dos seus saves na nuvem, caso seja usuário do plano pago da Xbox Live.

Time needed: 5 minutes.

Para formatar o Xbox 360 faça o seguinte:

  1. Acesse o menu configurações

    Ligue o console e acesse o menu “Configurações”. Todo o processo será feito a partir deste menu;

  2. Acesse as configurações do console

    Após o primeiro passo, entre no menu “Configurações do console”;Imagem passo a passo formatar Xbox 360

  3. Encontre o número de série do Xbox 360

    Acesse o campo “Informações do console”. Anote a informação referente ao número de série do aparelho. Em breve ela será importante;

  4. Acesse o campo de armazenamento

    Retorne para o menu “Configurações do sistema”, depois selecione a opção “Armazenamento”, em seguida a opção “Dispositivo de armazenamento”;

  5. Inicie a formação

    Após acessar o dispositivo de armazenamento, selecione a opção “Formatar” e informe o número de série do console, caso seja solicitado.

Após o último passo o processo será iniciado.

Como limpar o cache

Se a sua intenção é corrigir algum problema de performance no console e não deseja formatá-lo, uma alternativa é limpar o cache do aparelho, pois armazena informações de pacotes de instalação do sistema, atualizações de jogos e imagens trocadas com amigos que podem gerar alguns erros.

Algumas instabilidades podem ser resolvidas apenas ao limpar o cache do Xbox 360. Para isso, no menu de “Configurações do Sistema”, selecione a opção “Limpar Cache”.

Como transferir o backup para outro Xbox 360

Caso você tenha feito backup do seu perfil para um dispositivo externo, é possível transferi-lo para o console. O procedimento é simples. Veja como fazer:

  1. Conecte seu dispositivo USB no console;
  2. Selecione o menu “Configurações do sistema” e depois “Armazenamento”;
  3. Selecione a opção “Disco Rígido”, depois “Opções do dispositivo”;
  4. Em seguida marque “Transferir conteúdo”;
  5. Selecione “Dispositivo USB”;
  6. Por último, marque “Iniciar”.

Quando finalizar o último passo, a transferência começará a ser feita.

Agora você já sabe como formatar seu Xbox 360 e também como transferir dados para outro console.

Com informações: Suporte Xbox

André Leonardo

Analista de Conteúdo

André Leonardo é jornalista e radialista formado pela UCAM, com MBA em Mídias Sociais. Trabalhou por 15 anos no mercado audiovisual em empresas como TV Brasil e TV Globo antes de entrar para o Tecnoblog, em 2020. Apaixonado por games, produziu conteúdo para sites e seu canal no YouTube. Já foi judoca, skatista e atualmente está começando a encarar corridas leves.

Relacionados

Relacionados