Como jogar Tetris online grátis

O jogo foi lançado em 1984 na Rússia e hoje é um dos queridinhos no mundo dos games; se você também é fã de Tetris, saiba como jogar online e grátis

Janaína Dantas
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Jogo Tetris. (Imagem: Miguel Herrero/Flickr)
Jogo Tetris. (Imagem: Miguel Herrero/Flickr)

Você provavelmente já viu aquele jogo que funciona como um quebra-cabeças eletrônico em que o principal objetivo é encaixar as peças que vão caindo sem deixar espaços vazios. Após ser lançado em 1984 pelo russo Alexey Pajitnov, ele ganhou o mundo e provavelmente também te ganhou. Se é fã do game e ficou com saudade, veja como jogar Tetris online grátis.

Enquanto as peças caem, você deve girar e movê-las soltando no campo do jogo (chamado de Matriz). As linhas são eliminadas quando os blocos (Tetriminós) preenchem as linhas horizontais, mas atenção: não deixe espaços vazios, isso dificulta o jogo. A velocidade aumenta de acordo com os seus pontos e se você deixar alguma peça tocar o topo da Matriz é game over.

  1. Acesse o site oficial do jogo

    No seu navegador, acesse o site oficial do jogo online. Apesar de gratuito, a página exibe alguns anúncios, é só fechar para continuar;

  2. Comece o jogo

    O site exibirá uma tela principal semelhante a um celular. Toque em “Play” para começar; é possível também escolher o nível entre 1 e 25 clicando em “Level”;Tela de início do Tetris online

  3. Mova suas peças

    Observe o campo do jogo e veja onde posicionar sua peça. Use as setas do teclado para movê-las para direita ou esquerda. Se preferir, também pode usar o scroll do mouse para posicionar; 

  4. Mude a posição dos blocos

    Para rotacionar uma peça, use a seta “↑” do seu teclado ou, se preferir, a letra “z”;

  5. Solte os Tetriminós

    Quanto mais rápido encaixar as peças, mais pontos ganhará. Para aumentar a velocidade, use a seta “↓”. O espaço do teclado e o botão direito do mouse equivale a “hard drop”, ou seja, a descida será ainda mais veloz.

Ao lado da tela principal tem as telas “Hold”, “Next” e “Score”. Confira abaixo a função de cada uma:

  • Hold: exibida ao lado esquerdo no canto superior, a tela mostra qual a peça atual e permite que você a troque por uma outra aleatoriamente; 
  • Next: ao lado direito da tela principal, ela te ajudará a construir uma boa estratégia exibindo as próximas três peças; 
  • Score: no canto inferior esquerdo, você consegue ver seus pontos, nível e quantas linhas já foram eliminadas.
Funções de cada tela do jogo online. (Imagem: reprodução/Tetris)
Funções de cada tela do jogo online. (Imagem: reprodução/Tetris)

Jogar Tetris no Android

O jogo também está disponível para smartphones com Android ou iOS (iPhone). Após baixá-lo na Play Store, no caso do Android, ou na App Store, no caso do iPhone, abra o app e escolha o seu nome de usuário. 

No celular você consegue jogar em 3 modos diferentes. Para escolher, vá até a tela inicial do aplicativo e clique no que preferir.

Único jogador

O clássico como todo mundo conhece e o único oponente é você. É possível jogar em uma partida cronometrada onde se tem apenas 3 minutos para fazer o maior número de pontos ou no modo marathon que só termina quando as peças atingirem o topo da matriz.

Os comandos são feitos tocando diretamente na tela: arraste para direita ou para esquerda para posicionar a peça, clique nela para rotacioná-la e arraste para baixo para soltá-la no lugar escolhido. Para trocar um bloco por outro aleatório, toque no campo de “Hold”, no lado direito da tela. 

Apesar de competir somente com você mesmo no campo do jogo, um ranking fica disponível para mostrar como você está em comparação a outros jogadores na sua cidade, no Brasil ou até no mundo. 

Modo "Único jogador" no aplicativo. (Imagem: reprodução/Tetris)
Modo “Único jogador” no aplicativo. (Imagem: reprodução/Tetris)

Tetris Royale

Esse modo coloca você para disputar com mais 99 pessoas e vence quem for o último a sobreviver na batalha. Para jogar, basta selecioná-lo na tela inicial do aplicativo, porém isso só será possível a partir da fase 5. 

Ao completar as linhas, você recebe a opção de atacar outros jogadores. O alvo escolhido automaticamente pelo app ou por você — ao pressionar o botão alvo —  receberá linhas de lixo. 

Se você for o alvo, pode usar o escudo para limpar a fila de lixo e se proteger de ataques. Além disso, existem mais dois impulsos usados para ganhar vantagens no jogo: o laser, que limpa linhas na Matriz, e o poder que ataca os alvos e aumenta a quantidade de linhas enviadas por seus ataques.

Tetris Together

Essa é a melhor opção para animar seus momentos com amigos, mas isso só será possível após demonstrar seus talentos e alcançar o nível 8. Com esse modo, você consegue criar um jogo Royale personalizado e compartilhar com os amigos por meio de um link.

Durante o jogo, vocês podem conversar usando o microfone do dispositivo. Caso prefira um jogo mais silencioso, também é possível desativar no menu “Configurações”, em “bate-papo por voz”. 

Com informações: Tetris

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Tetris na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Janaína Dantas

Janaína Dantas

Ex-analista de conteúdo

Janaína Dantas é jornalista formada pela Fapcom e fala sobre tecnologia desde 2019. Escreveu no Startupi e cobriu eventos sobre startups, inovação e empreendedorismo. No Tecnoblog, foi analista de conteúdo entre 2021 e 2023. Já atuou na área de comunicação de uma ONG e hoje faz trabalhos voluntários para democratizar o acesso à informação.

Canal Exclusivo

Relacionados