Como mudar a sensibilidade do mouse no PC

Mudar a sensibilidade do seu mouse pode ajudar a melhorar a precisão e velocidade do seu periférico; veja como fazer no Windows

Vivi Werneck
Por
• Atualizado há 1 ano
Razer Naga X (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
Razer Naga X (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Poder contar com um mouse mais rápido e preciso é importante, especialmente se você gosta de jogar no computador ou trabalha com softwares de edição de imagens, como o Photoshop, por exemplo. Por isso, a seguir, saiba como mudar a sensibilidade do seu mouse no PC.

Tempo necessário: 5 minutos

Trocar a sensibilidade do mouse é um processo simples e pode ser feito nas configurações do periférico no painel de controle. Veja o passo a passo abaixo.

  1. Acesse as configurações do Windows

    Clique no botão Iniciar no seu PC, representado pelo logotipo do Windows no canto inferior esquerdo do desktop. No campo de busca, digite “Configurações do mouse” e, depois, clique na opção que aparecer;Como saber o DPI do mouse

  2. Vá até às opções de Mouse

    Clique agora em “Outras configurações de mouse”. Abrirá uma janela escrito “Propriedades de Mouse”. Clique na guia “Opções de ponteiro”;Como saber o DPI do mouse

  3. Defina a velocidade do ponteiro

    A opção “Movimento” mostra o nível atual de velocidade do ponteiro. Deslize o marcador para a direita ou esquerda, se quiser alterar o DPI do mouse;

  4. Confirme as modificações

    Deixe o box “Aprimorar precisão do ponteiro” marcado, selecione “Aplicar” e “OK”.

Pronto! Agora você já sabe como mudar a sensibilidade do seu mouse.

Mas, o que é DPI de um mouse?

Este é um padrão utilizado para medir a sensibilidade de um mouse. A sigla DPI significa “dots per inch”, em inglês, ou “pontos por polegada”, em tradução livre para o português. Em outras palavras, todo mouse atual detecta uma quantidade “x” de pontos por polegada. Quanto maior o número de pontos detectados, ou seja, quanto maior o DPI, mais preciso o ponteiro do seu periférico será.

Dependendo do modelo que estiver usando, é possível trabalhar com uma variação mais ampla de DPI. Mouses para games, por exemplo, podem chegar até 16.000 DPI. A critério de comparação, um mouse “normal” detecta em torno de 1.000 DPI.

É possível saber a DPI do meu mouse?

A maneira mais fácil de saber a DPI do seu mouse é procurando informações sobre o periférico, seja na embalagem ou no site oficial da fabricante. Quando uma empresa divulga uma ficha técnica, informações como DPI podem ser encontradas facilmente, muito por conta da variação existente entre os modelos.

Alguns mouses oferecem DPI maior para usos específicos, como em jogos MMO, por exemplo, que exigem uma rápida movimentação do personagem.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Windows na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Vivi Werneck

Vivi Werneck

Editora-Assistente

Vivi Werneck é especialista em games e trabalha no mundo tech há 15 anos. Em 2018, recebeu o Prêmio Comunique-se como melhor jornalista de tecnologia. Já escreveu para revistas de games pioneiras no Brasil, como EDGE, PlayStation Brasil e EGW. Também é veterana em eventos de jogos, como a BGS e E3 (inclusive, presencialmente). Hoje, ela é editora-assistente no Tecnoblog, editora no Meio Bit e apresenta o Hit Kill.

Relacionados