TB Responde Gadgets

Como recuperar pendrive corrompido sem formatar os dados

Aprenda a como recuperar um pendrive corrompido sem apagar os arquivos armazenados, usando programas de recuperação

Ronaldo Gogoni
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Recuperar um pendrive corrompido é uma tarefa bem simples. Você pode utilizar tanto ferramentas do Windows quanto programas gratuitos (também disponíveis para o macOS) para tentar recuperar a unidade externa, sem ter que formatar o pendrive e perder todos os seus arquivos no processo de recuperação de dados. Veja como fazer.

PhotoMix Company / pendrive e cartões de memória / como recuperar pendrive

Você pode recuperar um pendrive danificado de três maneiras: pela Verificação de erros do Windows, pelo comando ChkDsk do Prompt de Comando, ou utilizando programas para recuperação de arquivos. Veja como usar cada uma das ferramentas.

1. Use a Verificação de erros

Tempo necessário: 4 minutos.

Esta é a ferramenta básica do Windows, usada para verificar e corrigir erros menores em unidades de armazenamento. Você pode acessa-la facilmente e usa-la para recuperar o pendrive, se o dispositivo não estiver muito danificado.

  1. Acesse o menu propriedades

    Clique com o botão direito sobre a unidade do pendrive e depois em “Propriedades”;Imagem recuperação de pendrive

  2. Use a opção ferramentas

    Clique na aba “Ferramentas” e em “Verificação de erros”, clique em “Verificar”;

  3. Repare a unidade

    Clique em “Verificar e reparar a unidade”;

  4. Finalize o processo

    O Windows fará uma varredura no pendrive e caso encontre erros, irá corrigi-los.

2. Use o ChkDsk

ChkDsk é outra ferramenta de diagnóstico do Windows, acessível pelo Prompt de Comando e mais poderosa, que oferece parâmetros para correções mais profundas.

ChkDsk / como recuperar pendrive
  1. Digite “cmd” na barra de busca do Windows 10 e clique em “Prompt de comando”.
    Você pode também acessa-lo apertando a combinação de teclas “Win + R”, digitando “cmd” e apertando “Enter” (válido paara versões anteriores do Windows);
  2. Digite “chkdsk /r/f  LetraDaUnidadeDoPendrive:” (sem as aspas) e tecle “Enter”.
    Por exemplo, se a unidade do pendrive for D:, digite “chkdsk /r /f d:” (sem as aspas);
  3. O ChkDsk vai corrigir os erros do pendrive (parâmetro /f), localizar setores defeituosos e tentar corrigi-los (parâmetro /r).

3. Use recuperadores de arquivos

Caso o pendrive não possa ser recuperado, mas ainda é reconhecido pelo Windows, você pode tentar salvar seus arquivos com programas próprios para isso. O Recuva, por ser gratuito é uma das melhores opções.

Veja como usa-lo.

  • Acesse o site do Recuva, baixe o programa e faça a instalação. O processo é rápido;
  • Plugue seu pendrive no PC, abra o Recuva e no campo “Localização do dispositivo” acesse “Em um local específico” e selecione o seu pendrive. Ele pode ser classificado como letra D, E ou alguma outra. Após selecionar o dispositivo, basta marcar “Iniciar” e seguir com processo de busca por arquivos;
Como recuperar um pendrive - imagem Recuva
  • O processo de busca pode demorar um pouco, devido ao tamanho e quantidade dos arquivos encontrados. Após o processo ser finalizado, será possível recuperar os arquivos encontrados. Basta clicar no campo “Recuperar”.

Também é possível usar o EaseUS Data Recovery Wizard para recuperar arquivos, mas a versão gratuita do programa permite recuperar apenas 2GB em arquivos.

Esse conteúdo foi útil?

Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque