Como usar o Pinterest [Guia Completo]

Conhecido como a plataforma das inspirações, o Pinterest pode ser útil tanto para sua vida pessoal como para o seu negócio

Bárbara Chieregate
Por
• Atualizado há 1 ano
pastas pinterest/reprodução/barbara Chieregate

Está precisando de novas inspirações e ideias? O Pinterest é lugar certo para buscar tudo isso. Ele te ajuda a categorizar e achar imagens ou conteúdos relacionados ao que você salvou — não é raro entrar num limbo viciante ali! Este guia te dará um norte de como usar o Pinterest.

A plataforma ainda pode ser benéfica para negócios e marcas, pois muitas pessoas a usam para pesquisar lojas e lugares onde fazer compras.

como usar o Pinterest / divulgação

Como usar o Pinterest

Crie uma conta

Antes de qualquer coisa, se registre na plataforma. Você pode se cadastrar com seu e-mail ou fazer login pela sua Conta Google ou do Facebook.

Também é possível criar uma conta profissional no Pinterest — ou, caso prefira, pode transformar seu perfil pessoal em business. As contas profissionais têm funções extras, como a opção de pins patrocinados.

Crie e siga pastas

As pastas são seleções feitas pelos usuários. Você pode criar quantas quiser, de acordo com os temas desejados, para adicionar seus pins. Além disso, também pode seguir pastas de outros usuários e ver o que eles andam pinnando.

Para criar uma, vá ao seu perfil, clique no “+” e selecione “Criar uma Pasta”. Ela pode ser secreta ou aberta ao público.

Se você seguir um usuário no Pinterest, automaticamente passa a seguir todas as pastas criadas por ele.

Adicione o pin

Com a pasta criada, é hora começar a pinnar! Os pins são um tipo de marcação. Ao colocar um pin em uma foto ou endereço, você “guarda” aquele conteúdo no seu perfil, dentro da pasta escolhida.

Além dos conteúdos fora do Pinterest — que você também consegue pinnar, consulte o tópico abaixo —, existe uma infinidade de imagens e ideias dentro da própria rede social. Use a busca para procurar assuntos do seu interesse.

Para pinnar algo, é só selecionar a pasta desejada e clicar em “Salvar”. Se preferir, pode adicionar uma nota para lembrar o porquê de ter adicionado aquele conteúdo.

Você também pode olhar as seleções de outros usuários e pinnar imagens específicas para suas próprias pastas.

Instale o botão de pin no seu navegador

Gostou de algum conteúdo em um site ou rede social? O botão de pin é o jeito mais fácil de salvar suas ideias preferidas no Pinterest. Para instalar, acesse a página do botão e o arraste até a barra de ferramentas do seu browser.

Depois disso, basta apertá-lo sempre que quiser pinnar uma imagem fora da rede social, selecionar a foto desejada e confirmar para qual pasta ela irá.

Usar o Pinterest profissionalmente

conta business pinterest/reprodução/pinterest

O Pinterest pode ser uma opção interessante para o seu negócio. A plataforma costuma ser acessada por pessoas que estão procurando inspiração e, muitas vezes, até mesmo coisas para comprar.

Existem pessoas que usam o Pinterest como uma ferramenta para planejar casamentos, festas, viagens, reformas… e é nessa hora que sua conta profissional pode entrar.

Crie conteúdo

Você pode pinnar seus próprios conteúdos na plataforma. A função Analytics, disponível para perfis profissionais, mostra o desempenho das suas publicações.

Torne seu perfil atrativo no Pinterest. Crie pastas diferentes, use descrições e keywords para seus pins. Exponha seus produtos e serviços de uma forma atrativa, que deixe o usuário curioso, interessado.

Diferentemente de outras redes sociais, como Facebook e Instagram, os conteúdos do Pinterest continuam performando a longo prazo — semanas, meses e até mesmo anos após a publicação.

Se você se dedicar e criar algo atrativo, sua marca pode continuar sendo descoberta por muito tempo.

Promover pins

Também é possível promover seus pins e, com isso, ter uma visibilidade maior, que não depende apenas do desempenho orgânico.

Tenha o cuidado de promover pins esteticamente agradáveis, que ornem com a missão do Pinterest e que tenham potencial para se tornar não só inspiração, mas um desejo para os usuários.

Ao clicar no pin promovido, os usuários poderão conhecer sua marca e chegar até você, seu site ou rede social. Existem diferentes formas de anunciar no Pinterest, algumas deles até com compra direta. Pesquise e entenda qual é o melhor para o seu negócio.

Com informações de: Pinterest 

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Pinterest na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bárbara Chieregate

Bárbara Chieregate

Ex-analista de conteúdo

Bárbara Chieregate é jornalista e publicitária formada pela PUC-RJ. Iniciou no Tecnoblog como redatora freelancer e se tornou Analista de Conteúdo entre 2020 e 2021, cobrindo a área de aplicativos, redes sociais e softwares. Antes, passou pela redação do TechTudo (Editora Globo) e Fox Sports.

Canal Exclusivo

Relacionados