Como ver o seu Top Artists do Spotify [AudioHabitis.co]

Já viu essa tela em algum lugar? Saiba como ver o seu Top Artists do Spotify usando um aplicativo super simples

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano
Spotify no celular (Imagem: Unsplash)

Você já deve ter visto por aí posts em redes sociais com um top 20 artistas mais ouvidos no Spotify de um amigo. O recurso está disponível no site do Audio Habits, um dos projetos do desenvolvedor americano Adam Gonen. De acordo com ele, em um post que explica como surgiu a ideia, trata-se de um web app simples que exibe suas músicas e artistas mais tocados no Spotify. O código-fonte está também no GitHub.

Modesto, ele explica que o projeto foi o primeiro aplicativo web “real” que criou. Por isso, não é perfeito e é possível encontrar alguns problemas. “Mas funciona!”, explica. 

“Esse projeto foi uma ótima experiência de aprendizado para mim, desde fazer o front-end no React até um simples back-end no Express. Desde o seu lançamento em julho de 2019, somou mais de 30 mil usuários únicos e mais de 60 mil sessões. Ainda recebo cerca de 800 novos usuários por semana. Curiosamente, a maior parte do tráfego é da Espanha e do México (graças a um artigo em espanhol publicado pela lasexta.com)”.

Bom, o uso bastante óbvio, basta fazer login, conceder acesso à sua conta do Spotify e ver as estatísticas dos principais artistas e músicas das últimas quatro semanas, seis meses ou o que o Spotify chama de “dados acumulados por anos”. O aplicativo não calcula essas informações com base em dados não estruturados, está tudo na API.

AudioHabits.co

Se você tiver mais curiosidade sobre a parte técnica, Gonen explica tudo no seu blog pessoal no post Making of Audio Habits. Simples ou não, o recurso está viralizando e é natural que você queira fazer o seu. O desenvolvedor reconhece que ainda há espaço para adicionar novos recursos, como compartilhar resultados fornecer mais análises.

Enquanto isso, saiba como encontrar as suas estatísticas do Spotify.

Como ver o seu Top Artists do Spotify

  1. Acesse audiohabits.co no computador ou no celular;
  2. Faça login com a sua conta Spotify;
  3. Conceda as permissões necessárias ao aplicativo;
    – Ver dados da sua conta
    – Ver sua atividade no Spotify
  4. Você terá acesso ao top tracks e top artists;
    Nas últimas 4 semanas, seis meses ou “anos de dados”;
  5. A interface é bastante simples, para compartilhar faça um print.
Como ver o seu Top Artists do Spotify [AudioHabitis.co]

Meu gosto musical é bastante estranho mesmo, não se incomode. 

Você pode fazer logout da sua conta Spotify, no topo da tela, a qualquer momento.

Agora, você já sabe como ver o seu Top Artists do Spotify. Compartilhe o seu. 🎶

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Spotify na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Relacionados