TB Responde Celular

O que é speaker no computador?

Responsável por transmitir o som; saiba o que é speaker no computador, quais as funções tipos encontrados no mercado

Leandro Kovacs
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Jogos, músicas, filmes e até alertas emitidos pelo computador possuem som. Veja abaixo, o que é speaker no computador e entenda suas funções ou modelos encontrados no mercado atualmente. De fones a home theaters todos podem ser considerados speakers no computador.

Os speakers — traduzidos livremente como alto-falantes — são usados para se conectar a um computador gerando som, é um dos dispositivos de saída mais antigos e comuns (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Os speakers — traduzidos livremente como alto-falantes — são usados para se conectar a um computador gerando som, é um dos dispositivos de saída mais antigos e comuns (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Alô, som!

Os speakers — traduzidos livremente como alto-falantes — são usados para se conectar a um computador gerando som, é um dos dispositivos de saída mais antigos e comuns. Alguns alto-falantes são projetados para se conectar a qualquer tipo de sistema de som, enquanto outros podem ser conectados apenas aos computadores.

Com o speaker do computador, a placa de som cria um sinal que é usado para produzir o som. O objetivo principal dos alto-falantes é oferecer saída de áudio para o usuário ouvinte. As ondas eletromagnéticas são convertidas em ondas sonoras através do alto-falante (speaker), pois são transdutores.

O dispositivo como o computador, fornece entrada de áudio para alto-falantes, que podem ser analógicos ou digitais. A função do alto-falante analógico é simplesmente ampliar as ondas eletromagnéticas analógicas em ondas sonoras — mas já está obsoleta.

O termo speaker também pode se referir ao usuário que está dando comandos de voz para que o computador ou dispositivo execute funções. As assistentes digitais seriam o único equipamento que atua com os dois conceitos, tanto emitindo sons para o usuário como recebendo comandos de voz.

Modelos de speakers do computador

  • Alto falantes internos: a forma mais simples de alto-falantes, popularizado com os notebooks e PCs all-in-one, que tem o objetivo de fornecer tudo que o computador necessita no mesmo espaço físico;
  • Alto falantes externos: as famosas “caixinhas de som”, antigamente eram vendidas em pares para transmitir o som no formato estéreo, eram conectadas via p2 ou USB;
  • Fones de ouvido: o primeiro formato de speakers que não tinham a intenção de incomodar ninguém com excesso de volume, era o formato individual dos alto falantes externos;
  • Headset: com o aumento das comunicações nos meios digitais, esse speaker faz um serviço duplo, ao mesmo tempo que recebe sinais e transforma em som, absorve som e transforma em sinais de máquina;
  • Home theater: a quantidade de canais e faixas sonoras produzidas aumentaram, logo as “caixinhas de som” estéreo não eram capazes de reproduzir o som de forma fiel, foram introduzidos speakers para os sons graves e adicionais para cada canal extra de som.
  • Soundbar: não possuem caixas para cada canal de áudio, mas por meio de simulações, conseguem replicar e transmitir com qualidade a linha superior de áudio, mas sem tomar muito espaço no ambiente.

Com informação: Java T Point, Computer Hope

Esse conteúdo foi útil?

Leandro Kovacs

Leandro Kovacs é carioca, jornalista e um tanto quanto nerd. Cresceu em meio aos grandes avanços tecnológicos e atravessou a ponte do analógico para o digital. Seu primeiro contato com tecnologias foi na TV, onde com seu pai aprendeu a compreender e trabalhar nesse ramo. Não querendo ser engenheiro, porém sempre curioso, optou pela carreira de jornalismo, ficando mais próximo daquele meio de “televisão”.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque