Início / TB Responde / Jogos /

O que significa o fim do eShop no Nintendo Wii U e 3DS?

Não se desespere ainda! Saiba o que pode acontecer com o seu Wii U e 3DS assim que a eShop da Nintendo fechar nesses consoles

Ricardo Syozi

Por

TB Responde
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Chegou a hora. A Nintendo anunciou no dia 16 de fevereiro de 2022 que vai encerrar as lojas virtuais do Wii U e do 3DS em março de 2023. Dessa forma, não será mais possível adquirir novos jogos e outros conteúdos digitais nos respectivos consoles. De cara, essa informação desagrada uma base de jogadores, mas antes de sair xingando a Big N pelas redes sociais, saiba o que significa o fim da eShop no Wii U e no 3DS.

3DS e Wii U começam a perder serviços online (Imagem: Reprodução)
3DS e Wii U começam a perder serviços online (Imagem: Reprodução)

Assim como muitos consoles modernos, chega um momento no qual a sua vida útil é oficialmente encerrada por uma empresa. Primeiro a companhia lança um sucessor, depois diminui a frequência de lançamentos de novos jogos, depois interrompe a produção de novas peças e, por último, fecha a sua loja online.

Com o Nintendo Wii U e o 3DS isso não é diferente.

O portátil parou de ser fabricado em 2020 enquanto o console de mesa teve o fim de sua produção em 2017. Ou seja, já era esperado o encerramento da eShop em anos seguintes. Mesmo que isso seja algo desagradável para fãs, gamers e entusiastas.

Isso é ruim, mas não é o fim do mundo

Em minha coleção digital de Wii U e 3DS, possuo cerca de 80 games. Por usar um HD externo e um cartão SD nos consoles respectivamente, cada um dos títulos que comprei por anos está instalado em seu devido sistema. Com o encerramento da loja digital, nenhum dos meu jogos vai sumir, o que já representa um alívio.

Por outro lado, se eu lembrar ou descobrir algum título depois de março de 2023, então sim, estarei em maus lençóis, mesmo que meus lençóis tenham estampa do Yoshi.

O encerramento da eShop no Wii U e 3DS significa que não será mais possível comprar jogos digitais a partir de sua interrupção. Isso obriga qualquer fã a adquirir os títulos que ainda quer ter antes da data fatídica. Porém, vale ressaltar que manter lojas online é algo custoso e que, assim como qualquer empresa, a Nintendo precisa de retorno financeiro para continuar com seus projetos.

A parte boa é que se você já tiver comprado qualquer game, ainda assim poderá realizar o download através dos consoles. O fechamento da loja é exclusivamente para aquisição de novos jogos ou conteúdo como DLC.

Ainda poderei jogar online no Wii U e 3DS?

Sim. A Nintendo afirmou que não tem intenção de impedir a jogatina online nos consoles no futuro próximo.

O Nintendo Switch será afetado?

Não. O console híbrido não vai sofrer nenhuma alteração em seus serviços digitais.

Ainda é uma boa ideia comprar um Wii U ou 3DS?

Ambos consoles têm um catálogo excelente de jogos, porém muitos títulos do Wii U foram portados para o Switch. Além disso, atualmente os dois sistemas são encontrados por preços muito acima do que quando eram produzidos. No fim do dia, só vale a aquisição se a pessoa estiver disposta a pagar os altos valores.

Devo jogar meus consoles fora?

Não. Isso seria um exagero.

A Nintendo não se importa com a preservação de seus jogos?

Não é bem assim, respire fundo. Mesmo encerrando a loja digital do Wii U e do 3DS, a Nintendo continua relançando de formas variadas diversas obras que datam desde o Nintendinho. Sendo assim, é exagero afirmar que a empresa não se importa com os fãs ou que não quer preservar. Ela apenas o faz em seu próprio tempo do seu próprio jeito. O Virtual Console, por exemplo, se transformou nos serviços de retrogaming do Switch Online.

A verdade é que com o passar do tempo, isso será cada vez mais comum na indústria. Você tem um Wii U ou 3DS? Ainda joga bastante neles? Conta pra gente!

Com informações: Nintendo.