Qual a diferença entre taxa de FPS e frequência Hertz?

Entenda a diferença entre a taxa de FPS e a frequência Hertz de uma TV ou monitor, que pode limitar quadros de um vídeo ou jogo

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano
Samsung CHG90 / frequência hertz

Muita gente confunde a taxa de FPS (quadros por segundo) com a frequência Hertz (Hz), usada para especificar a taxa de atualização de uma TV ou monitor. Embora ligados, ambas notações indicam coisas diferentes, com a frequência Hertz podendo agir como um limitador do FPS de um vídeo ou jogo. Veja como funciona na prática.

Qual a diferença entre taxa de FPS e frequência Hertz?

A sigla FPS (Frame per Second, ou Quadros por Segundo) é a frequência com que uma obra audiovisual é reproduzida, especificamente a quantidade de quadros de animação ou fotos sequenciais reproduzidas por segundo. Essa sequência é capaz de criar a ilusão de movimento que vemos em cenas de filmes e gráficos de jogos digitais.

Porém, quando passamos para a fonte que reproduzirá o vídeo, seja uma TV ou monitor, tais dispositivos possuem um limite de quadros que são capazes de exibir em um segundo. Nós damos a esse limite o nome de taxa ou frequência de atualização.

Os fabricantes de TVs e monitores usam a medida de Hertz (Hz) para definir a taxa de atualização de um aparelho, já que a unidade é usada para medir ciclos por segundo, sendo a mesma empregada para o clock de processadores, geralmente medidos em GHz (bilhões de ciclos por segundo).

60 Hz vs. 144 Hz / frequência hertz
Se um monitor ou TV possuir uma frequência Hertz menor que o FPS, o vídeo ou jogo será exibido com quadros a menos

Em resumo, a frequência Hertz (Hz) da taxa de atualização indica a quantidade máxima de quadros que um monitor ou TV pode exibir por segundo, que pode ser maior, igual ou menor que o FPS de um vídeo ou jogo, agindo assim como um limitador.

Simplificando as coisas, temos os seguintes cenários:

  • Se FPS < frequência Hertz: a TV ou monitor irá exibir todos os quadros do conteúdo;
  • Se FPS = frequência Hertz: a TV ou monitor irá exibir todos os quadros do conteúdo;
  • Se FPS > frequência Hertz: a TV ou monitor irá exibir o conteúdo no limite de quadros por segundo suportado.

Uma TV que possua uma taxa de atualização máxima de 60 Hz exibirá um jogo rodando a 120 quadros por segundo respeitando seu limite. Ou seja, a 60 quadros por segundo, independente da fonte, se um videogame, um PC de ponta ou um serviço de streaming.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Hertz na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Canal Exclusivo

Relacionados