Quem criou a plataforma de games Roblox?

Não podemos negar ser revolucionária; saiba quem criou a plataforma de games Roblox e entenda a história do fenômeno

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Roblox (Imagem: Divulgação/Roblox Corporation)
Quem criou a plataforma de games Roblox? (Imagem: Divulgação/Roblox Corporation)

Um engenheiro canadense envolvido na criação de softwares de física com foco educacional e simulação mecânica desde a década de 80. Saiba quem criou a plataforma de games Roblox e entenda a história da mente por trás do fenômeno dos jogos simples e de customização ao alcance de todos. A plataforma inicialmente tinha um público menor de 13 anos. Hoje, já alcança a faixa de 17 até 24 anos.

Tecnologia em função da educação

No final da década de 1980, David Baszucki, junto com seu irmão Greg Baszucki, desenvolveu uma simulação chamada Interactive Physics, projetada como um suplemento educacional, permitindo a criação de experimentos de física em 2D.

Alguns anos depois, em 1989, fundou a empresa Knowledge Revolution também com seu irmão, focada na distribuição do software criado pelos dois. Originalmente lançado para computadores Mac, o programa ganhou vários prêmios.

Como continuação do projeto, a empresa dos irmãos lançou o software de projeto mecânico Working Model no início dos anos 1990.

David Baszucki fundador do Roblox (Imagem: Roblox corp/Divulgação)
David Baszucki é a mente por trás do Roblox (Imagem: Roblox corp/Divulgação)

Um novo parceiro para o Roblox

As criações de David que até agora eram em conjunto com seu irmão, tomaram um novo rumo. Depois que a empresa foi comprada pela MSC Software, ele e seu parceiro de negócios Erik Cassel assumiram um cargo sênior na organização. Agora tinham a liberdade necessária para um novo começo: a criação do que viria a ser o Roblox.

Inspirado nas crianças

Ao observar crianças fazendo coisas diferentes e engraçadas com seus programas, David se inspirou para o Roblox. Ele começou a trabalhar na ideia em 2004, e no ano de 2005 uma versão foi disponibilizada para testes beta e foi renomeada como ficaria conhecida. O aplicativo ter sido originalmente chamado de Dynablock durante sua primeira fase de teste é um fato interessante.

O sucesso da plataforma

Com o foco indo do educacional e chegando ao divertimento, Roblox ganhou o coração da juventude, inclusive os mais novos. A proposta sempre foi incentivar a comunidade com a possibilidade de criar seus mapas e até os próprios jogos. Terreno fértil, inclusive, para estudantes e iniciantes que sonham em criar seus próprios jogos.

Roblox tem mais de 165 milhões de usuários mensais em sua plataforma, a maioria dos jogadores tem menos de 13 anos. É uma característica bastante comum que os jovens sejam os usuários mais ativos em plataformas online devido ao tempo livre fora da escola.

Conforme se passaram os anos, o cenário mudou um pouco. A faixa de 17 a 24 anos entre os usuários do Roblox está crescendo, principalmente com a ampliação das atualizações e melhorias nas ferramentas de criação.

A plataforma de games criada por David ainda tem muito a crescer, já estando funcional em sua versão mobile e disponível para Xbox One. Não dá pra negar que, de fato, o Roblox é um sucesso.

Com informações: The Sun, Techstory, Roblox wiki, Corp Roblox.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Roblox na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Relacionados