Placa veicular

Placas de carro com padrão Mercosul são suspensas após decisão da Justiça

12/10/2018 às 11h49 por

A adoção das placas de carro com padrão Mercosul foi suspensa no Brasil após uma decisão provisória da Justiça na quarta-feira (10). O emplacamento com novo visual, QR Code e chip já foi implementado no Rio de Janeiro, e deveria ser expandido para o restante do país em dezembro. E lá vamos nós para mais um atraso. Denatran cria aplicativo para fiscaliza

Novo padrão de placas de carro começa a ser usado no Brasil

11/09/2018 às 12h22 por

Depois de vários adiamentos, placas veiculares no padrão Mercosul finalmente começaram a ser adotadas no Brasil, começando pelo Rio de Janeiro: o Detran-RJ informou que o novo modelo de placa poderá ser solicitado a partir desta terça-feira (11). Ele traz nova identidade visual, QR Code e chip.

Califórnia testa placas de carro digitais que podem indicar localização de veículos roubados

29/05/2018 às 13h19 por

Em tempos de criação de carros autônomos, também há quem se concentre em mudar as tradicionais placas de carros. O estado da Califórnia, por exemplo, começou a testar um modelo que exibe a identificação dos veículos por meio de telas semelhantes às do Kindle. O novo formato está sendo testado na cidade de Sacramento e oferece algumas vantagens aos motoristas. Em caso de roubo, a placa poderá indicar a localização do veículo. Além disso, os condutores não precisarão mais colar adesivos na placa para indicar que estão em situação regular.

Governo adia placas de carro com padrão Mercosul e chip

23/03/2018 às 16h02 por

O Brasil estava prestes a implementar placas de carro com novo visual, QR Code e chip. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou uma resolução para adotá-las a partir de 1º de setembro. No entanto, o prazo mudou. O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) suspendeu essa resolução temporariamente, por 60 dias, para atender a uma demanda das empresas estampadoras de placas. O órgão não deixa claro quais são as reivindicações.

Placas de carros no Brasil terão padrão Mercosul, QR Code e chip

08/03/2018 às 16h23 por

Depois de uma série de adiamentos, parece que agora vai. Parece. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou no Diário Oficial desta quinta-feira (8) a resolução que determina que os veículos brasileiros tenham placas no padrão Mercosul a partir de 1º de setembro. Isso significa que as placas terão novo visual, outro esquema de identificação, QR Code e até chip.