Como Mario e alguns coelhos salvaram a minha galáxia

Depois de um momento sem vontade de jogar, a nova aventura de estratégia da Ubisoft me trouxe novamente a alegria de curtir videogames

Ricardo Syozi
Por
Mario + Rabbids: Sparks of Hope (Imagem: Divulgação/Ubisoft)
Mario + Rabbids: Sparks of Hope (Imagem: Divulgação/Ubisoft)

O ano de 2022 me trouxe decepções como Mario Strikers: Battle League e Gotham Knights, o que acabou afetando a minha empolgação com os games neste ano. Entretanto, nada como um título com comédia, carisma e alto desafio para trazer de volta aquele espírito de diversão. Mario + Rabbids: Sparks of Hope é exatamente isso e um pouco mais.

Verdadeiro significado de sequência

Mesmo não exigindo que o jogador tenha finalizado Mario + Rabbids: Kingdom Battle, sua continuação faz o suficiente para explicar o mundo da aventura. Em um resumo bem rápido, os heróis precisam enfrentar uma entidade galáctica enquanto resgatam criaturas estelares. É claro que o objetivo é salvar toda a galáxia, mas isso é feito uma região de cada vez.

A partir daí, o fruto da parceria entre Ubisoft e Nintendo realmente se solidifica. Esse jogo pega basicamente tudo o que o seu antecessor fez direito e evoluí em todos os aspectos. Fica claro que o custo de produção foi maior, desde a trilha sonora formidável até as movimentações de câmera.

Por exemplo, há momentos na exploração na qual parece ocorrer uma visão em terceira pessoa, mas isso muda o tempo todo para posicionar os personagens da melhor maneira possível. Além disso, a câmera muda para algo mais isométrico nas batalhas, assim como no primeiro game. Há uma quantidade muito maior de vozes também, aumentando a imersão e garantindo alguns momentos hilários.

O desempenho no Switch também é um ponto de destaque, pois mesmo forçando um pouco o console, tudo está incrivelmente bem otimizado, mostrando que o sistema híbrido ainda tem lenha para queimar.

mario rabbids sparks of hope
A exploração também é algo importante no game (Imagem: Divulgação / Ubisoft)

Muito mais do que referências

Eu sou um apaixonado por Super Mario Galaxy, o considero uma das melhores empreitadas do encanador. Contudo, há tempos desisti de um terceiro título nessa série. Para a minha alegria, Mario + Rabbids: Sparks of Hope se aventura nesse universo, oferecendo “lumas acoelhadas” e participações especiais mais do que bem-vindas.

Toda a temática que mistura ficção científica com o Reino dos Cogumelos funciona extremamente bem, assim como o game de Wii. Dessa forma, a ambientação é muito charmosa, algo que faz o jogador se animar em explorar cada canto.

Ah! Mas se você acha que essa obra apenas se foca nas referências e no “mais do mesmo”, então prepare-se para uma surpresa. Há diversas camadas para uma estratégia, desde a árvore de habilidades dos personagens aos Sparks (as lumas rabbids). Tudo pode ser altamente customizado, criando oportunidades de builds com diversos níveis.

Brincar com essa personalização é uma ferramenta de grande relevância, isso porque os desafios que o jogo traz são muitos, exigindo planejamento e experimentação por parte do jogador. E é exatamente isso que fez com que eu me apaixonasse tão rapidamente por essa jornada.

mario rabbids sparks of hope
A arte continua bastante bonita (Imagem: Divulgação / Ubisoft)

A galáxia está protegida

Antes de começar a jogar, eu estava sofrendo de um cansaço extremo no que se refere a games. Nada me prendia por mais de uma hora, eu simplesmente não estava conseguindo me divertir com título algum.

No entanto, o carisma e o alto nível de dificuldade de algumas missões do jogo conseguiram me prender por dezenas de horas. Assim, acabei me deparando com alguns plot twists em uma narrativa que aparentemente seria simplória do começo ao fim.

Eu sei que essa obra não vai figurar entre as melhores do ano nas listas dos principais prêmios, mas eu a considero muito competente e memorável. Isso é tão verdade que meu ânimo para videogames simplesmente retornou depois das primeiras horas ao lado de Mario, Luigi e alguns coelhos malucos.

Mario + Rabbids: Sparks of Hope foi lançado no dia 20 de outubro exclusivamente para Nintendo Switch.

Relacionados

Relacionados