Patapon 2 Remastered: Pata Pata Pata Pon tudo de novo

Jogo de ritmo e ação do saudoso PSP faz sua estreia na tela grande. Será que ficou bom?

Vivi Werneck
Por
• Atualizado há 10 meses
patapon2-remastered

Patapon 2 foi lançado, originalmente, há mais de 10 anos no PSP (o portátil da Sony que deu certo). Aclamado como um dos melhores jogos daquela plataforma, os soldadinhos musicais em formato de bolinhas ganharam uma segunda chance para brilhar no PS4, em Patapon 2 Remastered. Mas será que vale revisitar o game para quem o jogou antes? Ele recepciona bem os novatos? Essas respostas você vê neste review.

A primeira impressão que se tem, se você jogou Patapon 2 no PSP, é que simplesmente pegaram o jogo do portátil, esticaram e colocaram no PS4. Isso porque visualmente é exatamente o mesmo game. Não que seja de todo ruim; geralmente num “remaster” é só dar uma lapidada mesmo, ajustar controles e, eventualmente, menus. Ah, o título continua sendo para apenas um jogador.

Levando em consideração que Patapon funciona muito bem em 2D, com desenhos simples, coloridos e cartunescos, qualquer alteração a mais nisso causaria estranheza. Mas é claro que algumas melhorias poderiam ter sido feitas, como a possibilidade de legendas em mais idiomas, como o português do Brasil, por exemplo.

patapon-2-remastered

Digo isso porque o título se explica através das falas dos Patapons (escritas em balões de diálogo) e dos textos nas telas de loading. Não que este seja um impedimento para jogar, e uma hora ou outra você iria descobrir, mas facilitaria a vida, especialmente dos novatos, se esses textos estivessem localizados em nosso idioma. E mais: por conta das cores de fundo de algumas fontes, às vezes, fica complicado ler as explicações também.

Mas superando a barreira do idioma, já que felizmente é fácil encontrar tutoriais de como jogar Patapon 2 (o gameplay é o mesmo do PSP) na Internet, a desenvolvedora Japan Studio fez um trabalho bom ao esticar, como disse antes, um dos jogos de ritmo e ação mais adoráveis e chicletes do portátil da Sony para a tela da TV (agora em 1080p e resolução 4K, com o PS4 Pro e tela compatível).

“Pata Pata Pata Pon!” (Tradução: “Avante!”)

Jogar qualquer Patapon, e a versão Remastered não é diferente, é um exercício de memória de botões e ritmo. Não que você precise estudar música ou ser maestro, mas seu primeiro desafio será aprender o tempo certo para comandar seus soldadinhos bolotinhas e, principalmente, fazer combos com os ritmos de cada ação. Uma cadeia de combos faz com que os Patapons consigam dar golpes críticos e até ativar habilidades especiais.

Tudo será apresentado de forma gradual e o aprendizado de quais combinações de botões usar, para cada finalidade, é mostrado gradativamente ao passar das fases. Pode parecer meio desesperador ter que apertar quatro botões só para fazer seu esquadrão andar, especialmente para quem nunca jogou, mas você estranhamente vai curtir isso. E acredite, vai decorar depois de tanta repetição.

patapon-2-remastered

Será possível aprender até seis batidas diferentes com o passar das fases. Essas batidas vão te ajudar, por exemplo, a comandar os Patapons para avançar, atacar, defender, recuar e usar magia. Esteja sempre atento aos movimentos dos inimigos para saber o momento certo de comandar cada ação.

Mas a estratégia de Patapon 2 Remastered não se resume apenas a comandar seus bichinhos dentro do ritmo. Há alguns fatores extras que você precisa analisar para avaliar que tipo de Patapon, ou mesmo de pelotão, levar para cada missão.

O primeiro deles é observar as condições do clima de cada fase. Chuvas torrenciais, neve e a ação do vento podem alterar o comportamento em batalha (e mesmo a eficácia) de alguns tipos de Patapons. Você pode verificar as condições atuais do clima da fase no mapa de missão do jogo.

Por exemplo, se numa fase tiver a indicação de ventania, levar arqueiros pode ser uma estratégia perigosa, já que o alcance e direção das flechas sofrem algumas alterações. O mesmo vale para levar Patapons fracos para determinados elementos (fogo, gelo, raio…) em missões em que eles serão alvos fáceis.

Com isso, a preparação para cada missão é muito importante para aumentar suas chances de sucesso. Parece discurso motivacional, mas é verdade. O interessante, ao falhar numa fase, é justamente ter a chance de reavaliar o que deu errado na sua escolha do esquadrão e aprender com isso.

patapon-2-remastered

Talvez ter escolhido Patapons mais pesados, só porque são fisicamente mais fortes, pode não ter sido uma boa – se seu alvo é rápido demais, por exemplo. Posicionar cada pelotão adequadamente também faz parte da estratégia. É possível tanto mover grupos para frente ou para trás do pelotão, assim como customizar individualmente cada soldadinho que for usar.

Se sentir que está difícil avançar nas fases, vale voltar a níveis anteriores e conquistar mais itens para seus Patapons. Evolua também os já existentes com novas habilidades e colete armas e armaduras. O backtracking existe e é até recomendado nesse jogo.

História simples e mais de 30 missões

Convenhamos, dificilmente alguém vai prestar muita atenção na história de Patapon 2 Remastered, até porque este é longe de ser o foco do jogo. Mas só para te situar, o jogador é tido como um guia para os Patapons e precisa liderar o herói da tribo e seus soldados, por uma terra desconhecida cheia de perigos e, assim, restaurar a honra e glória Patapon. Resumidamente é isso.

A versão Remastered traz mais de 30 missões que variam entre fases para caçar alimentos, equipamentos e matérias-prima; escolta (em missões especiais com tempo usando alguns dos heróis da tribo, geralmente envolvendo um ovo gigante) e batalhas (contra criaturas gigantes e/ou soldados inimigos). Você poderá ter acesso, ao longo dessas missões, a mais de 100 itens e armas para equipar sua tribo (os que forem lutar, no caso).

Conclusão: “Pon Pon Pata Pon!”

patapon-2-remastered

Patapon 2 Remastered continua sendo um bom jogo de ritmo e ação, assim como era no PSP. Este é um tipo de game que te prende a atenção de uma forma que dificilmente você perderá o foco até completar a fase (com sucesso ou não). Até porque o jogador precisa liderar os adoráveis Patapons coloridinhos sem deixar “o samba morrer”.

O game oferece uma boa dose de desafio e uma variedade satisfatória de customização dos soldadinhos. Poderia, no entanto, ser um pouco mais amigável com os novatos colocando textos e legendas em português do Brasil.

Alguns bugs eventuais no som em momentos cruciais dos combos, além do atraso na resposta dos botões em outras ocasiões, podem atrapalhar o ritmo do gameplay e isso é algo que precisa ser consertado numa futura atualização. Afinal, a essência do jogo é o áudio. A propósito, super recomendo jogar com fones de ouvido: aumenta a imersão e, consequentemente, sua atenção nas batidas.

Apesar de alguns bugs, o game “envelheceu” bem e continua sendo bem divertido de jogar. Custando R$ 62,50 (preço oficial da Sony), Patapon 2 Remastered é aquele tipo de jogo que você sente que funciona melhor num portátil, mas mesmo assim também é muito agradável na tela grande.

Patapon 2 Remastered

Prós

  • Nostalgia pura para quem jogou no PSP
  • Tem uma boa dose de desafio
  • Esquadrões customizáveis
  • Depois de um tempo, você vai cantarolar as musiquinhas em todo lugar

Contras

  • Podia ter uma opção de textos em português do Brasil
  • Alguns bugs no som durante os combos
  • Atraso na resposta dos botões pode acontecer eventualmente
  • Não se nota tanto impacto assim em relação ao PSP (além de tudo estar maior, é claro)
Nota Final 7.1
Áudio
8
Desafio
7
Diversão
8
Inovação
5
Jogabilidade
7
Replay
8
Visual
7

Receba mais sobre Patapon 2: Remastered na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Vivi Werneck

Vivi Werneck

Ex-editora assistente

Vivi Werneck é especialista em games e trabalha no mundo tech há 15 anos. Em 2018, recebeu o Prêmio Comunique-se como melhor jornalista de tecnologia. Já escreveu para revistas de games pioneiras no Brasil, como EDGE, PlayStation Brasil e EGW. Também é veterana em eventos de jogos, como a BGS e E3 (inclusive, presencialmente). No Tecnoblog, foi editora-assistente entre 2018 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados