Ir para o conteúdo.

Início » Web e redes sociais » “Podemos olhar seus arquivos se suspeitarmos de infração de direitos autorais” diz Rapidshare

O Rapidshare se posicionou mais fortemente contra a pirataria e infração de direitos autorais em um manifesto sobre “práticas responsáveis” publicado ontem e direcionado a serviços de armazenamento de arquivos. Uma das declarações nesse guia é um tanto quanto controversa: ele sugere que os serviços do tipo devem atualizar sua política de privacidade para que seja possível inspecionar arquivos de usuários acusados de infração de direitos autorais.

O “guia de práticas responsáveis” continua dizendo que os detentores de direitos autorais devem ter o poder de desativar a conta de um usuário do serviço de armazenamo mesmo sem provas suficientes de que houve uma infração. Por incrível que pareça, essa atitude é até um pouco mais restritiva do que a lei americana de direitos autorais DMCA, que já prevê penalidades para quem é acusado de pirataria nos EUA. Mas para isso a lei demanda que a acusação seja sustentada por provas, o que não é o caso aqui.

Usado como refúgio para piratas digitais desde a queda do Megaupload, o Rapidshare tem tomado cada vez mais atitudes a favor da indústria de filmes e músicas, como forma de tentar se manter livre de processos. Essas atitudes, como limitar a velocidade de download de usuários não-pagantes, desagradam os seus membros que devem migrar para outros serviços.

O que o Rapidshare deu a entender com a publicação desse guia é que ele está sendo pressionado fortemente por estúdios de filmes e músicas. Não acho que eles vão conseguir muitos fãs dessa maneira, mas se isso for necessário para manter o caixa no verde, que assim seja. Quem quer compartilhar conteúdo pirata na rede vai sempre achar uma alternativa.

Leia aqui o texto do manifesto completo.

Com informações: TorrentFreak.

16 Comentários (Deixe o seu!)

  • Haroldo Jr

    quem tem * tem medo…
    depois do que rolou com o megaupload…os outros que ainda estão vivos, estão todos com medo de serem o próximo da fila …

  • Cadê o povo no peer-to-peer? vamo lá galera rsrsrs vamo orkutizar os torrents [/sarcasm]

    • Kessler
      1724c

      Hahaha
      Eu sempre achei que a maior vantagem de fechar esses hosts é a de popularizar os torrents. Não tem coisa pior que baixar arquivos nesses hosts vagabundos.

    • Para usuários destes serviços, torrent é muito difícil de usar.
      Já escrevi muito tutorial e gastei muita saliva com isso. Que se d@#$*.

      • “é muito dificil de usar”, eu sei que não é o seu caso, mas é o mesmo preconceito que o povo tem com Linux, por que qual a dificuldade de instalar um programa, procurar um arquivo na internet, clicar no arquivo e escolher o lugar pra salvar? Você não devia fazer um tutorial, devia comparar com o Emule AHSUDAHSUDSAUDA

      • O povo não consegue abrir a mente, saber que tem outros caminhos e acabam julgando, baixar por torrent se tornou tão mais facil do que um arquivo normal… eu posso sair do pc e o arquivo não corrompe, continuo baixando depois

        • Sabe que outro motivo eu tive para desistir de ensinar o uso de torrent para alguém?

          Ratio.

          Uma das regras básicas é, compartilhe ao menos o mesmo que você baixou.
          Meu ratio em qualquer site é superior à 1, sempre. Acho sacanagem o pessoal só sugar e não contribuir, mas este é o comportamento do pessoal deste tipo de site.
          Então que sofram.

          • Meu HD, às vezes, chega a ficar meio cheio porque não quero deletar algum torrent antes que o Ratio chegue a 1,5. Acho que, sei lá, faz parte da filosofia de compartilhamento de torrents. Faz bem ao mundo. =P

  • Kessler
    1724c

    O Rapidshare há muito tempo é uma porcaria.

    • Turdin
      3346c

      Acho que desde 2002 que é horrivel!

    • Para arquivos txt, doc, pdf, xls, odt é ótimo.
      Para os demais arquivos é horrível mesmo.
      Baixar por http é pedir para o arquivo vir corrompido.

  • Arthur Amorim
    327c

    “Se eu pudesse eu matarra miiill!!” – Jeremias sobre serviços semelhantes ao rapidshare.

    Sempre preferi torrents.. por mim esses serviço poderiam morrer todos…

  • E os inventores da criptografia jazem felizes em seus túmulos!

  • Yangm
    1c

    Torrent FTW
    Arquivos com senha FTW

  • Leandro

    Isso aí Rapidshare, coloque sua popularidade em risco pra atender os caprichos da antiquada indústria da música e do cinema. Quando o serviço deixar de ser usado, pede ajuda pra eles pra ver se vão fazer algo por vocês.

  • talsystems

    Para quem curte os Torrents, aconselho a procurar informações sobre “P2P + Torrent” (Aqui eu uso o “Shareaza” para procurar os arquivos “.torrent”!) e, para quem é blogueiro, desesperado… toda vez que faz Upload, o site de compartilhamento deleta seus arquivos ou a sua conta é banida, a única solução, se chama “Linkcodes Directransfile + Torrent”… vale a pena se informar sobre o funcionamento desses dois esquemas de divulgação de arquivos “.torrent” . Só assim, a maioria vai dar o grito de “independência” dos “ShareWebSites” e “TorrentSearchSites”. Nesta comunidade no Orkut, estou debatendo bastante sobre esse assunto:

    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=121028285

Deixar comentário:

Leia | Política de Comentários.