TB Responde Internet

O que é Eduzz e como funciona a plataforma

A Eduzz se especializa na venda de infoprodutos de caráter educacional; entenda como funciona essa plataforma e seus modelos de produtor e afiliado

Bruno Ignacio
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

A Eduzz é um site de vendas online e de marketing de afiliados. São comercializados serviços e produtos físicos ou digitais, geralmente voltados para o compartilhamento de conhecimento e educação. Quer saber mais como funciona essa plataforma? Vamos te explicar, em detalhes, o que é a Eduzz e todas as opções oferecidas para se criar ou expandir um negócio online.

O que é e como funciona a Eduzz
O que é e como funciona a Eduzz (Imagem: Reprodução)

O que é a Eduzz?

Se você quer transformar alguma especialidade sua em um produto digital, a Eduzz é uma plataforma que possibilita isso. Pelo site, é vendido todo tipo de produto. O carro-chefe são os chamados “infoprodutos”, como cursos online, e-books, aplicativos e muitos outros. Você também pode encontrar à venda eventos e palestras, virtuais ou presenciais, serviços variados, como consultoria e mentoria, e até mesmo produtos físicos, como livros.

Produtor, afiliado e consumidor

Na Eduzz, há três diferentes perfis de usuários. O primeiro deles é o “produtor”, um profissional responsável pela criação de um produto ou serviço. Essa pessoa é também quem pode buscar outros usuários para impulsionar suas vendas por meio do programa de afiliados.

Nesse caso, o afiliado é o profissional que fecha uma parceria com um produtor para divulgar seu produto ou serviço. Enquanto esse usuário não participa diretamente no desenvolvimento do produto em si, ele recebe comissões pelas vendas.

Por fim, temos o consumidor, que é quem compra os produtos e serviços por meio da plataforma. Assim, a Eduzz atua como um intermediário entre esses três perfis, com todas as transações sendo realizadas por meio do próprio site.

Assim, também há sistemas de segurança e de garantia na relação entre o produtor, afiliado e consumidor. Há sempre um processo de checkout em cada compra, no qual a Eduzz oferece um suporte direcionado para cada tipo de perfil de usuário da plataforma.

O que é vendido na Eduzz?

Enquanto há uma enorme variedade de produtos ofertados, há limites no que diz respeito ao que pode ser colocado à venda na plataforma. Há quatro categorias de produtos: digital, físico, eventos e serviços.

Página de criação de produtos da Eduzz
Página de criação de produtos da Eduzz (Imagem: Reprodução)

Conforme a própria Eduzz informa, no campo digital é possível cadastrar produtos como:

  • E-books (que sejam de autoridade própria ou que tenha direito de comercialização)
  • Cursos online
  • Conteúdos educacionais, seja em formato de vídeo, PDF ou até mesmo áudio

Quanto a produtos físicos, a plataforma permite a venda de:

  • Livros
  • Apostilas
  • Cadernos
  • Outros materiais para fins educativos

No campo de serviços, a variedade é muito maior e os limites não são tão bem estabelecidos. De maneira geral, é possível vender aulas, consultorias, mentorias e muito mais em categorias que vão de “dança e arte” até “sites e tecnologia”. Novamente, o caráter dos serviços oferecidos deve ser educacional, de alguma forma.

Há ainda a possibilidade de vender eventos. O produtor pode oferecer três tipos de produtos nessa categoria: lives, eventos online e eventos presenciais. Dentros delas, alguns exemplos são:

  • Cursos
  • Aulas online e presenciais ao vivo
  • Webinars
  • Palestras
  • Workshops
  • Mentorias em grupo
  • Congressos
Marketplace de produtos da Eduzz
Marketplace de produtos da Eduzz (Imagem: Reprodução)

Assim que o consumidor realiza o pagamento por qualquer produto, que pode ser encontrado no marketplace da plataforma, ele receberá o conteúdo digital diretamente por e-mail. No caso de eventos, serviços e produtos físicos, os termos e datas são previamente estabelecidos.

Como se ganha dinheiro pela Eduzz

É possível ganhar dinheiro de duas formas pela Eduzz: como produtor ou afiliado. O produtor recebe a quantia do produto vendido, enquanto o afiliado recebe uma comissão por venda. Não há nenhum investimento inicial necessário para se criar um produto ou se afiliar a um e é possível criar uma conta gratuitamente no site.

O retorno financeiro depende de algumas coisas, já que há taxas cobradas pela plataforma sobre cada modalidade e, como produtor, será cobrada ainda a comissão do afiliado do seu produto, caso opte por utilizar esse modelo. Também existem as taxas de antecipação e de recuperação de vendas perdidas (RVP).

Quais são as taxas da Eduzz

No caso de um produtor que não conta com a ajuda de um afiliado, a plataforma cobrará uma taxa de 4,9% sobre o valor do produto vendido por meio da plataforma. Vendas realizadas no programa de afiliados possuem uma taxa adicional de 8,9%, com a comissão definida previamente pelo produtor. Como visto no marketplace da Eduzz, há comissões que podem ultrapassar os 50% sobre o valor do produto.

Na plataforma, há ainda um período de 30 dias para que o valor da venda seja liberado para o recebimento pelo produtor ou afiliado. Caso o profissional queira receber mais cedo, ele pode pagar a taxa de antecipação, que garante o pagamento dentro de 2 dias úteis. Essa tarifa é de 2,99%, com um adicional de 0,1% por cada dia antecipado sobre o montante a ser recebido.

Por fim, há a taxa de recuperação de vendas perdidas, ou RVP. Por exemplo, se um cliente não finalizar o pagamento. Essa modalidade pode ser habilitada ou desabilitada em cada perfil. Assim, há a segurança de que a equipe de recuperação de vendas da Eduzz vai entrar em contato com o cliente para conseguir o pagamento. Caso o processo tenha sucesso, há uma tarifa de 20% sobre o valor bruto da transação.

Como se cadastrar na Eduzz

Página inicial da Eduzz
Página inicial da Eduzz (Imagem: Reprodução)

O processo de cadastro é extremamente simples e gratuito. Basta acessar o site pela primeira vez e clicar em “Começar minha história” ou em “Cadastre-se” no canto superior direito. Você só precisa inserir um e-mail, cadastrar a senha e seu nome ou razão social da empresa e finalizar o processo. Assim, já é possível cadastrar produtos ou pedir para se afiliar a algum já existente.

É confiável comprar e vender na Eduzz?

Há rumores de que o sistema de afiliados da Eduzz poderia permitir operações de pirâmides financeiras, mas essas acusações não têm fundamento. As comissões são pagas sobre o valor da venda para o afiliado e definidas previamente pelo produtor. Logo, não há nenhum possível colapso que gere dano para ambos os lados no longo prazo. No entanto, há comissões mais e menos vantajosas, dependendo do produto.

De maneira geral, a nota da Eduzz no Reclame Aqui é “regular”, de 6,9. Praticamente todas as reclamações são respondidas, com uma taxa de solução de 75%. No entanto, apenas 49,8% dos usuários voltariam a fazer negócios pela plataforma.

Nota geral da Eduzz no Reclame Aqui
Nota geral da Eduzz no Reclame Aqui (Imagem: Reprodução)

Vale destacar que a vasta maioria das reclamações são de consumidores, e não de produtores ou afiliados. Portanto, é mais importante se atentar ao produto que está comprando, já que qualquer um pode compartilhar conhecimento na plataforma e as promessas podem não atender às expectativas.

No marketplace da plataforma, por exemplo, há cursos, aulas, guias e workshops sobre investimentos, marketing, sucesso em redes sociais e outros produtos do tipo. Assim, a confiabilidade sobre o produtor em questão é o que precisa de uma avaliação antes de uma transação. Além disso, muitos compradores no Reclame Aqui reclamam de dificuldades para receber reembolsos.

Outras plataformas como a Eduzz

Existem diversas outras plataformas como a Eduzz, com propostas semelhantes. Uma das mais conhecidas é o Hotmart. Esse site conta com um cadastro gratuito e foi uma das pioneiras na distribuição e comercialização de infoprodutos, também focada em conteúdo educacional. As modalidades são parecidas, de produtor, afiliado e consumidor.

Há pequenas diferenças entre as duas quanto às taxas cobradas. Como o Hotmart nasceu três anos antes da Eduzz, a plataforma também possui uma maior variedade de produtos. Além disso, esse site tem uma melhor avaliação no Reclame Aqui.

Vale mencionar ainda as plataformas Monetizze e HeroSpark, que também operam de maneira semelhante. Então, se você pensa em comprar ou vender infoprodutos e conteúdo digital por meio de um desses sites, vale a pena pesquisar pela melhor opção para seu perfil.

Com informações: Eduzz

Esse conteúdo foi útil?

Bruno Ignacio

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Cobre tecnologia desde 2018 e se especializou na cobertura de criptomoedas e blockchain, após fazer um curso no MIT sobre o assunto. Passou pelo jornal japonês The Asahi Shimbun, onde cobriu política, economia e grandes eventos na América Latina. Já escreveu para o Portal do Bitcoin e nas horas vagas está maratonando Star Wars ou jogando Genshin Impact.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque