Um bom sinal de que o tempo não pára, especialmente no que diz respeito à educação, ocorre toda vez que uma grande iniciativa é implantada. E se juntarmos grandes nomes da academia e as últimas tecnologias disponíveis, não é apenas um bom sinal. É um avanço real.

A Harvard University e o MIT juntaram esforços comuns e mais de R$ 118,6 milhões para disponibilizar uma nova plataforma online de ensino acadêmico complementar, o EdX.

edX: educação de alto nível online? Sim, bastará acesso à internet.

Anant Agarwal, presidente da EdX transcorreu extensamente sobre todos os detalhes do projeto em uma conferência de imprensa. O projeto baseia-se nas experiências bem-sucedidas com a plataforma de código livre do MIT chamada MITx (via o OpenCourseWare, com +10 anos de experiência) e em todos os cursos complementares que a HardvardX tem oferecido em formato online nos últimos anos.

A meta é oferecer cursos com a mesma qualidade e padrões destas duas renomadas instituições – e outras grandes universidades no futuro – para qualquer pessoa que possua uma conexão regular de internet. O formato básico dos cursos envolverá aulas em vídeo, atividades online provenientes da plataforma e também o engajamento do aluno em uma série de atividades complementares que vão desde quizz até a possibilidade de interagir com parte dos professores e tutores online.

Rafael Reif, reitor do MIT, destacou que a empreitada visionária também leva em conta o caixa de ambas as instituições, informando que “Certamente haverão esforços para assegurar que o edX não drene os orçamentos de nenhuma das instituições (…) e existirão diversas maneiras de monetizar o edX. Entretanto, compartilhá-las nesse momento seria algo um pouco prematuro”.

A enorme iniciativa está em consonância com outros projetos igualmente interessantes, como o Khan Academy para dispositivos portáteis, assim como o novo e interessantíssimo TED ED “Lessons Worth Spreading” (idealizado pelo TED). Este último permite que professores possam mesclar os vídeos do acervo TED ED ou qualquer outro vídeo na internet à uma robusta plataforma de apoio ao seu cronograma de aulas presenciais.

Aliás, o próprio painel de apresentadores do edX – composto por seus respectivos presidentes e reitores – foi uníssono em qualificar o formato criado pelos vídeos do projeto da Khan Academy como sendo o novo padrão para essa nova seara de ensino associado à tecnologia, definindo-o como o “grande líder dessa revolução educacional online (…) um projeto sem fins lucrativos”.

Os cursos do edX, entretanto, oferecerão apenas certificações de conclusão (com as suas respectivas notas obtidas) e serão inicialmente gratuitos. Todavia, estes certificados não asseguram aos alunos quaisquer créditos sobre as disciplinas cursadas válidos para nenhuma das instituições que as oferecerem por meio da plataforma.

O que do ponto de vista tanto do aproveitamento do conteúdo quanto à sua entrega em um alto nível, pouco importa.


(Vídeo do YouTube)

Com informações: edXMITxHarvardXTED ED e Khan Academy. Obrigado ao @stevenconte pela indicação de pauta. 

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ricardo Villar
Beleza, mas é tudo em inglês? E quem não tem muito domínio do idioma fica como?
Laís
O que quer dizer essa sigla EDX?
@exotiko
Já fechou as inscrições faz um tempo. O atual curso acaba daqui a pouco mais de 1 mês. Fica de olho no http://mitx.mit.edu pra saber quando que vão abrir de novo
Giovanni Naufal
Essa é uma iniciativa parecida com o Coursera www.coursera.org/courses utilizado por Stanford e Berkley, entre outras... Eu to fazendo alguns cursos lá, e a atenção dada pelos professores e staff é muito grande!
Robson
Como faço pra me inscrever nesse curso?
@exotiko
Eu sou aluno do curso Circuits and Electronics do MITx e é simplesmente espetacular. A didática das aulas (quem dá as video-aulas é o próprio Anant Agarwal) é de alto nível e o sistema de pontuação para exercícios e provas é muito bom. Se houver outro curso após o que eu estou fazendo com certeza me inscreverei de novo. Pra quem gosta da área de exatas eu aconselho a fazer esse curso.
Forbidden_404
Poxa, muito interessante, vou olhar como são as coisas no site, quem sabe, né?
Gabriela'
Meu irmão fez parte do primeiro curso que eles ofereceram, de engenharia elétrica. Ele tem 13 anos e acompanha os vídeos toda semana, com certa ajuda do meu pai. Achei MUITO interessante! Tomara que dê muito certo!