Início » Celular » Android Jelly Bean não terá suporte a Flash

Android Jelly Bean não terá suporte a Flash

Por
7 anos atrás

O lançamento do Jelly Bean pode não agradar algumas pessoas. Os dias do Flash no Android estão contados. A Adobe decidiu não dar continuidade do plug-in para o sistema e anunciou que a partir de 15 de agosto o Flash não estará disponível no Google Play. Como o Chrome passou a ser o navegador padrão do sistema, não há motivos para continuar o suporte ao plug-in no Android Jelly Bean. Isso pode ser ruim, afinal, o Flash trazia à smartphones e tablets uma experiência completa de navegação, já que muitos sites ainda possuem esse tipo de conteúdo.

Sem lugar para o Flash no novíssimo Jelly Bean

Entretanto, devo dizer que mesmo nas versões anteriores ao Jelly Bean o Flash deixa muito a desejar no Android. Não por questão de desempenho, mas sim pelo fato do plug-in consumir muita energia, drenando a bateria do aparelho. Como se trata de dispositivos móveis, é importante conseguir navegar na internet mantendo uma boa autonomia de bateria, algo que não combina nem um pouco com o Flash.

Apesar de muitas pessoas lamentarem o ocorrido, pessoalmente acredito que esse é mais um grande passo para o desenvolvimento da web. A ausência do plug-in na plataforma iOS estimulou vários desenvolvedores a criarem páginas feitas em HTML5, possibilitando ao usuário uma boa experiência com páginas mais leves, rápidas e interativas. Com a ausência do Flash no Android, o desenvolvimento em HTML5 deve ser ainda mais estimulado.

Não duvido que hackers tragam de volta o plugin para a plataforma, por meio de alguma modificação no instalador da Adobe e do Chrome. Vale lembrar que essa notícia é um banho de água fria para a Mozilla, que recentemente atualizou o Firefox para Android com um melhor suporte a Flash.

Com informações: The Verge

Mais sobre: , ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.