Início » Computador » Synaptics anuncia teclado e trackpad mais finos

Synaptics anuncia teclado e trackpad mais finos

Paulo Higa Por

A Synaptics é uma empresa desconhecida para muita gente, mas seus produtos são amplamente usados e estão presentes em smartphones, tablets e principalmente notebooks – as chances do seu trackpad ter sido produzido pela Synaptics são grandes. Nesta semana, a empresa lançou novos produtos, incluindo um teclado que deve deixar os notebooks ainda mais finos.

Sim, esse teclado é bem fino

O ThinTouch promete ser até 50% mais fino que os atuais teclados de notebooks. A Synaptics abandonou a tradicional tecnologia que utiliza um par de presilhas para segurar as teclas; em vez disso, o teclado usa superfícies capacitivas para capturar toques. Isso é bom porque torna o teclado mais durável e facilita a retroiluminação nas teclas, já que as presilhas foram eliminadas. As teclas também se movem fisicamente para dar um retorno ao usuário.


(Vídeo do Vimeo)

Outro produto anunciado pela Synaptics foi o ForcePad, um movo modelo de trackpad que é até 40% mais fino que os modelos atuais. Para mostrar o avanço na diminuição da espessura, a empresa soltou uma imagem de divulgação comparando o trackpad com um sanduíche e uma fatia de queijo (?), entre outros itens.

ForcePad é bem mais fino que um biscoito delicioso

O ForcePad funciona de uma maneira um pouco diferente: não há nenhum botão físico, nem uma superfície clicável. O trackpad é formado por uma grande superfície que detecta a pressão exercida pelo dedo do usuário. Se você mover o dedo pela superfície sem muita força, o cursor simplesmente se moverá pela tela. Se a pressão for um pouco maior, o ForcePad vai entender isso como um clique. Esse trackpad reconhece 64 níveis de pressão diferentes.

ForcePad está adaptado para gestos no Windows 8 | Clique para ampliar

Tanto o ThinTouch e o ForcePad devem estar disponíveis a partir de 2013. Estou curioso para saber o que os fabricantes de notebooks e ultrabooks vão aprontar nos próximos produtos.

Com informações: Ars Technica, AnandTech.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@_daniloficial
trackpad, gostei do nome, mas pra falar verdade, bonito não achei nadinha
@osmir_
"Sim, esse teclado é bem fino" http://blog.mdmadman.com/wp-content/uploads/2012/04/youdontsay.png
Ígor Moreira
Os gestos são esses: http://www.synaptics.com/sites/default/files/Gestures.jpg
Ígor Moreira
http://drivers.softpedia.com/progDownload/Gigabyte-P2542F-Notebook-Synaptics-Touchpad-Driver-161811-Download-172606.html A versão 16.1.8.11 é a do Windows 8 final. Este é o drive final para Windows 8. Tudo funciona perfeitamente. É somente o drive para o TouchPad, então não ligue para o nome da Gigabyte, pois ela foi a unica que já disponibilizou o drive para download.
@vianaflavio
Cadê? To pra sair do RP, então aceito o risco.
Ígor Moreira
Tem sim, na verdade eu tenho o link, mas é por conta e risco.
Ígor Moreira
Não, o Synaptics fez o ClickPad que parece o TrackPad da Apple, mas o ClickPad é muito superior, registrando gestos com até 4 dedos e em uma velocidade superior ao da Apple.
Fer
"As teclas também se movem fisicamente, mesmo não sendo necessário, para dar um retorno ao usuário." Na verdade... Deve ser uma camada capacitava por traz das teclas, sendo assim, o movimento físico é sim necessário, se não, é um bela bola fora... Afinal, é um teclado... FISICO!
Pedro Maich
O meu notebook da Dell usa a Synaptics pelo menos no touchpad. É realmente muito bom e superior a outros.
Ígor Moreira
Adoro essa empresa, estou usando o drive para o Windows 8 no meu ClickPad e estou achando o maximo. Se não me engano esses foram responsaveis pelos gestos no Windows 8 não? E também se não engano eles fizeram o touchscreen de varios aparelhos topo de linha (smartphones). O Windows 8 rodando em um notebook com ClickPad, pra que tela sensivel ao toque?
@alberson
Touchpad do MacBook é da Synaptics também? Se sim, fazem um excelente trabalho.
@vianaflavio
E drivers para os touchpads existentes para o 8, cadê? Nem beta teve (genericamente falando). :(