Twitter libera GIFs animados na sua timeline (ou quase isso)

Vine faz vídeos de 6 segundos e está disponível gratuitamente no iPhone

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 2 semanas
Vine em funcionamto
Vine em funcionamto

Twitter Inc., empresa responsável pela rede social de mesmo nome, acaba de anunciar a disponibilidade de um aplicativo com uma promessa bastante curiosa. O Vine vai colocar uma série de vídeos na sua linha do tempo com certa facilidade. Mais ou menos como se fossem GIFs animados, porém numa pegada pós-moderna (qualquer besteira assim dá para chamar de pós-moderno).

Funciona da seguinte maneira: o indivíduo acessa a loja de aplicativos do iPhone (mais conhecida como App Store) e baixa o software Vine gratuitamente para o celular. A partir deste momento, está apto a gravar vídeos que serão publicados na plataforma do Vine. Porém, o pulo do gato fica por conta da prévia do vídeo que aparecerá de maneira privilegiada na timeline – essa situação ainda não está valendo, por algum motivo que desconheço.

Digo que o Vine se assemelha a GIFs animados porque os conteúdos ficam limitados a no máximo 6 segundos de duração. Nada mais do que isso. Dá para gravar vídeos bastante reduzidos. Ao menos nas páginas do Vine os conteúdos ficam em loop infinito. Ainda dá para ativar ou não o áudio, a fim de ouvir o que era dito naquele momento em particular.

A empresa Vine informa que os vídeos publicados por lá devem ser breves. Eis a explicação poética da coisa: “são pequenas formas de algo maior. Eles são janelas para dentro de pessoas, configurações, ideias e objetos que fazem parte da nossa vida”.

Dito isto, vamos para a parte visual da coisa. Não sou exatamente um expert em interfaces gráficas (talvez o Marcel pudesse me ajudar nisto), mas as páginas do Vine lembram muito as páginas do Instagram (comprado pelo Facebook Inc. no ano passado). Aparece o conteúdo numa caixa à esquerda e os comentários e “curtidas” à direita. Praticamente a mesma fórmula – para não dizer que foi copiado na cara de pau mesmo; neste caso, não saberia dizer qual deles, Vine ou Instagram, foi o precursor do formato).

Não é necessário ter uma conta no Twitter para usar o Vine. Tanto melhor se tiver, claro. Apesar de estar somente no iOS, outras plataformas serão adicionadas em breve à lista de sistemas suportados pelo Vine. A informação foi repassada pelo Next Web.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados